Identificação por radiofrequência, conhecida como RFID, é a nova aliada à inteligência artificial que promete gestão 5.0

Entenda quais são os desafios que prometem aquecer o setor da logística nos próximos meses.

A Gestão 5.0 é um modelo de gestão inovador que busca integrar tecnologia avançada, sustentabilidade e colaboração humana para conduzir empresas ao sucesso em um ambiente cada vez mais complexo. Ela surge como uma evolução natural da Indústria 4.0, colocando o ser humano no centro das inovações e utilizando a tecnologia para ampliar suas capacidades e bem-estar.

Um dos pilares da Gestão 5.0 é Tecnologia avançada, onde vamos encontrar Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas – IoT, Big Data e por consequência a Tecnologia RFID.

Se existe algo que sempre notamos ao ir em um supermercado fazer as nossas compras, é o uso constante do código de barras dos produtos para identificação, conferência e confirmação das nossas compras. Porém, engana-se quem acha que essa tecnologia continua sendo usada quando o assunto é a organização do estoque ou transporte das mercadorias. Desde meados dos anos 2000, ganhou força no mercado mundial, a utilização da tecnologia RFID, de origem alemã. Na segunda guerra mundial o RFID era usado para identificar aeronaves inimigas. Todos os aviões de alemães tinham um transmissor RFID, o avião que não respondesse a rádio frequência, era abatido. No Brasil, o uso de RFID, sigla em inglês, que significa Radio-Frequency Identification, ou, na tradução para o português, Identificação por Radiofrequência,têm crescido em várias áreas, como logística, varejo, transporte, entre outros. As empresas buscam melhorar a eficiência operacional, organizar produtos e otimizar os todos os seus processos.

A tecnologia RFID se comunica com as tags RFID por meio de ondas de rádio. O processo é composto por três etapas principais, transmissão e recepção. Este processo é realizado entre o leitor e a etiqueta RFID. A etiqueta RFID possuem informações dos produtos que foram identificados.

Com a tecnologia RFID os produtos podem ser lidos todos de uma só vez e ao mesmo tempo, em grande quantidade. Três palavras que podem resumir essa tecnologia: identificação, rastreabilidade e visibilidade.

Um exemplo dessa tecnologia presente em nosso dia a dia são as cancelas automáticas nos pedágios, shoppings e estacionamentos, em que o veículo utiliza um dispositivo fixado no veículo que realiza a cobrança automática. Em todas essas situações, existe uma transmissão de dados por meio de radiofrequência em um curto período de tempo, que identifica o veículo e realiza o pagamento.

Já imaginou conseguir registrar todos os produtos que estão sobre um palete em apenas um clique? Com a tecnologia RFID isso já acontece. Com somente uma verificação, o sistema já identifica cada item presente. Por esse motivo, um dos principais benefícios obtidos com esse sistema é a otimização da gestão de estoque, diminuição de tempo e maior controle operacional.

Mercado

A tecnologia RFID tem sido implementada no Brasil pela Wrapper, empresa que faz parte da Divisão Logística do Grupo GPS e possui como objetivo oferecer recursos inovadores ao mercado que adotou essa nova prática. “A RFID não veio substituir o código de barras, mas agregar tecnologia e melhorias na gestão. Porém, é necessário conhecimento na implementação de soluções RFID para evitar erros.”, explicou o fundador da empresa, Ray da Costa.

A Wrapper é a única solução completa do mercado que une etiqueta, hardware, software e gestão de pessoas para atender diferentes empresas. No ano passado, 2023, uma grande varejista brasileira com aproximadamente 90 milhões de produtos em todas as suas lojas espalhadas pelo país, adotou a solução de RFID da Wrapper. Os resultados têm sido a diminuição de erros de envio, maior garantia de produtos disponíveis nas lojas e diminuição do tempo de trabalho. Entre as diferentes formas de checagem, existem aparelhos leitores das etiquetas em túneis, por onde cabides com roupas, por exemplo, vão passando. E também existe o aparelho manual que pode verificar caixas.

Novidades para 2024

De acordo com o empresário da Wrapper, Ray da Costa, “as principais inovações para esse ano estão diretamente ligadas a inteligência artificial e a tecnologia RFID. Nesse sentido, o uso da inteligência artificial está diretamente relacionado às futuras inovações da Wrapper Sistemas LTDA.

“Porém, quem não estiver voltado para esse tema, vai ficar para trás no mercado,

O ano de 2024 promete ser um marco para a tecnologia, especialmente no campo da Inteligência Artificial (IA) e Identificação por Radiofrequência (RFID). Essas duas áreas estão interligadas e moldarão o futuro de diversos setores. Aqui estão algumas das principais inovações esperadas: ”

Integração aprimorada de RFID com IA: Espera-se que a integração entre sistemas de RFID e IA seja mais fluida e eficiente em 2024. Isso pode incluir algoritmos de IA mais avançados para análise de dados coletados por tecnologia RFID, permitindo insights mais profundos e ação em tempo real com base nesses insights.

RFID para rastreamento e logística inteligentes: A combinação de RFID com IA pode revolucionar a cadeia de suprimentos, permitindo rastreamento em tempo real de produtos e ativos em toda a cadeia logística. Algoritmos de IA podem otimizar rotas, prever demanda e identificar gargalos, tornando a logística mais eficiente e responsiva.

Automação de processos com IA e RFID: Empresas podem usar RFID em conjunto com sistemas de IA para automatizar uma variedade de processos, desde controle de estoque até gerenciamento de ativos. A IA pode analisar dados RFID em tempo real e tomar decisões automatizadas, como reordenar produtos com baixo estoque ou direcionar ativos para manutenção preventiva.

Personalização e experiência do cliente: Com a capacidade de rastrear produtos individualmente usando RFID, empresas podem oferecer experiências de compra mais personalizadas. A IA pode analisar dados de comportamento do cliente e histórico de compras para recomendar produtos específicos ou fornecer ofertas personalizadas no ponto de venda.

Segurança aprimorada com RFID e IA: Sistemas de RFID com IA podem ser usados para fortalecer a segurança em várias aplicações, como controle de acesso e autenticação de produtos. Algoritmos de IA podem detectar padrões suspeitos ou atividades não autorizadas com base nos dados RFID, ajudando a prevenir fraudes e garantir a segurança de informações e ativos.”, defende o empresário da Wrapper.

Atualmente, o sistema já possui a capacidade de verificar todo um Centro de Distribuição por meio da tecnologia. A intenção com as inovações ligadas ao uso de Inteligência Artificial é conseguir com que o robô auxílio de métricas e informações necessárias para a execução mais precisa de uma gestão estratégica em uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *