Circo Amarillo Surpreende Mais de Mil Alunos de Escolas Públicas da Região com Espetáculos e Oficinas de Palhaçaria

O projeto Experimento Circo, financiado pelo PROAC, leva a arte milenar para novo ambiente: a escola

Quatro unidades escolares municipais do Vale do Paraíba e Serra Mantiqueira surpreenderam os alunos, com idades entre 04 e 14 anos, que puderam ver dentro da escola um espetáculo circense, no final de fevereiro. A iniciativa foi do Circo Amarillo, que levou até elas o espetáculo “Experimento Circo”.

Ao todo mais 1.000 crianças vivenciaram essa experiência nas escolas de São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Monteiro Lobato e Campos do Jordão. Sendo que em São José e Monteiro Lobato além da apresentação circense os alunos puderam participar de uma oficina de palhaçaria.

Muitas crianças ficaram encantadas, algumas delas era a primeira vez que participavam de uma oficina de palhaçaria. Um exemplo, foi na Fundhas em São José dos Campos, onde a diversão e a alegria foram garantidas.

“Hoje há uma carência de acesso à arte. Penso que ter acesso à arte e à cultura é muito importante. Trazer essa diversão para a escola é uma oportunidade única. A diversão através do circo e da palhaçaria foi alegria garantida para os nossos alunos”, comentou Yara Oliveira, gestora da Fundhas.

E este clima de animação e diversão pode ser sentido nas demais escolas. O projeto “Experimento Circo” também mexeu com que está do outro lado do espetáculo, emocionou até mesmo quem já tem a experiência de 20 anos de estrada e com 5 mil apresentações em vários países.

“A oficina de palhaçaria é importante para a crianças perceberem as emoções e lidar com o lúdico. Estamos felizes também em compartilhar o espetáculo para este público estudantil, pois, talvez poderíamos nunca nos encontrar. É o circo conquistando novos ambientes”, concluiu Marcelo Lujan.

As escolas envolvidas neste projeto foram: no dia 22 de fevereiro, a iniciativa foi na Fundhas, em São José dos Campos. No dia 23 de fevereiro, na EMEIEF Cassiana dos Santos Moreira, em São Luiz do Paraitinga. No dia 27 de fevereiro, a apresentação foi em Monteiro Lobato, no Instituto Pandavas e no dia 28 de fevereiro, na EM Domingos Jaguaribe, em Campos do Jordão. E toda essa vivência nas unidades educacionais somente foi possível por conta do financiamento do PROAC, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado.

Ficha Técnica:

Circo Amarillo: Marcelo Lujan e Pablo Nordio

Design: Flor Reeves

Assistente de Produção: Carol Manalisch

Produção: Rita Masini

Projeto contemplado pelo edital PROAC 11/2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *