Complexo Colinas Shopping realiza ações para capacitar brigadistas e equipes de segurança

Formação de 240 brigadistas, exercício de abandono de edifícios e treinamentos de combate a incêndio e de primeiros socorros envolveram mais de 1.600 pessoas

O Complexo Colinas Shopping realizou no dia 25 de janeiro, das 8h às 11h, um exercício de abandono dos edifícios que integram o complexo Colinas Shopping – Colinas Green Tower, Hotel Golden Tulip São José dos Campos e Colinas Shopping.

A atividade, que teve a participação de mais de 1.600 pessoas, teve como objetivo capacitar funcionários, brigadistas e equipes das operações que integram o ecossistema do complexo para situações de emergência, sempre com foco na preservação da vida dos colaboradores e clientes. A ação também fez parte da formação de 240 brigadistas.

A iniciativa atende à legislação e ao Plano de Emergência Contra Incêndio e Incidentes do Grupo Colinas, além de obedecer às disposições previstas na Instrução Técnica n.º 17/2019 do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram convidados e acompanharam a execução do plano de abandono, que teve uma estrutura com ambulância e assistência de bombeiros civis do complexo.

O gerente de operações do Complexo Colinas Shopping, Evandro Crivelari, destacou a importância para o setor operacional das atividades voltadas para a capacitação de brigadistas, treinamentos de combate a incêndio e de primeiros socorros, e do simulado de abandono e evacuação.

“Nesses dias, foi possível perceber o grande engajamento de toda a população interna do Complexo. O balanço final não poderia ser melhor: os tempos cronometrados para abandono do Hotel Golden Tulip, Colinas Shopping e Colinas Green Tower foram considerados excelentes pelos profissionais da área. Isso nos traz uma tranquilidade para seguirmos trabalhando constantemente, sabendo que nosso complexo, além de ser o mais moderno do eixo Rio-SP, é também um dos mais seguros e preparados”, afirmou.

O Colinas Shopping e o Hotel Golden Tulip foram evacuados em 5 minutos, enquanto a Colinas Green Tower foi esvaziada em 11 minutos.

Como foi a atividade

Um alarme sonoro geral deu início ao processo de abandono das edificações, isolamento do entorno dos prédios e obstrução do tráfego interno, com apoio dos bombeiros e de serviço médico para eventuais emergências.

Funcionários do Colinas Shopping e suas operações, do Hotel Golden Tulip e dos locatários da Colinas Green Tower foram conduzidos até pontos de encontro previamente definidos.

Vale destacar que a resposta a ocorrências reais não foi afetada pela participação das forças de emergência na operação e que simulações desse tipo são consideradas fundamentais para o adequado treinamento das equipes de socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *