Evento traz atrações gratuitas a São José dos Campos de 9 a 27 de novembro; entre os destaques estão o workshop de voz em formato virtual com Fabiana Cozza e shows com presença de público, respeitando os protocolos sanitários
O Festival Cancioneiras apresenta shows e workshops gratuitos de 9 a 27 de novembro, com uma programação que tem o objetivo de divulgar e debater a presença das mulheres no campo da criação musical no Brasil. O evento terá três shows e um workshop com presença de público – seguindo todos os protocolos de saúde – no Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos, além de um workshop em formato virtual.
Com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e realização da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e Prefeitura de São José dos Campos, o Festival Cancioneiras é uma das atrações do Mês da Música e começa em grande estilo no dia 9 de novembro, com o workshop de voz em formato virtual com a cantora Fabiana Cozza.
Uma das principais intérpretes de sua geração, Fabiana lançou oito álbuns na carreira, o último deles intitulado “Dos Santos”, no qual estreou como compositora ao lado de Ceumar. Recebeu prêmios como o de melhor cantora de samba (2012) e melhor álbum em língua estrangeira (2019) no Prêmio da Música Brasileira e também transita pelas áreas de dança e teatro.
Em outra vertente de sua vasta experiência profissional, Fabiana é mestre em fonoaudiologia e desenvolve estudos e orientação para cantores, atores e pessoas interessadas em revelar sua expressão artística por meio de sua voz.
Ela explica a intenção do workshop de voz que será realizado no Festival Cancioneiras: “Não é necessário ser cantor ou ter qualquer experiência com canto. O objetivo é afetar, despertar e libertar nossos corpos para a canção e seu potencial imaginativo, emotivo, de saúde e bem-estar”.
No dia 10, ocorre o workshop “Composição de Canções e Acompanhamento no Violão para Cantores”, no qual Bruna Prado e participantes escutarão e analisarão canções de cantautoras – artistas que compõem e interpretam suas canções – que marcaram a música popular latino-americana, discorrendo sobre os possíveis caminhos que podem levar o cantor a se tornar também compositor e a ganhar autonomia no estilo voz e violão.
A segunda semana do Festival Cancioneiras começa no dia 16, com o show “Canção Feminina em Primeira Pessoa”, que reúne as cantoras e compositoras Lívia Barros, Cinthia Jardim, Bruna Prado e Mirella Costa, representantes da produção musical independente do interior de São Paulo, interpretando suas canções.
Mirella, que mora em São José dos Campos, estudou na prestigiada Berklee School of Music, nos Estados Unidos, é a única brasileira com bolsa integral para estudos pelo Latin Grammy Foundation e foi a voz que homenageou Milton Nascimento no recebimento de seu doutorado em Boston (EUA).
No dia 17, o show “Cancioneiras do Brasil: um século de música feita por mulheres”, reúne a cantora, compositora e pesquisadora Bruna Prado – do distrito de São Francisco Xavier –, Helô Ferreira (violão, guitarra e direção musical), Ana Teresa Faria (bateria), Juliana Rodrigues (piano), Bruna Duarte (baixo elétrico) e Lívia Barros (coro).
Elas interpretam 13 canções que fazem parte da história do país, em um repertório que une composições de Dolores Duran, Dona Ivone Lara, Joyce, Rita Lee, Ângela Roro, Tetê Espíndola, Josyara, entre outras.
O encerramento do Festival Cancioneiras será no dia 27 de novembro, com o show “Donas do Samba: Dona da Rua e Mirella Costa cantam sambas de mulheres”.
O espetáculo leva a potência das composições femininas em diferentes momentos da história do samba, apresentando repertório de nomes consagrados como Ivone Lara e Leci Brandão e compositoras menos conhecidas pelo grande público, como Dora Lopes e Elvira Pagã, além das contemporâneas Manu da Cuíca, Marina Íris e Teresa Cristina.
Formado por Helô Ferreira, Juliana Rodrigues e Lívia Barros, o grupo Dona da Rua fortalece a representatividade da mulher, trazendo um repertório que é um manifesto contemporâneo de mulheres no samba com temas ligados à luta histórica feminista e à diversidade rítmica e estilística brasileira marcada pela musicalidade diaspórica negra. O grupo nasceu em 2018, no Samba das Mulheres, encontro de sambistas realizado na Associação Cultural Casarão da Mariquinha, em Mogi das Cruzes, que chega a sua 29ª edição em dezembro.
A identidade rítmica do show no Festival Cancioneiras é trazida pelas convidadas Ana Teresa Faria e Monalisa Madalena. O show contará com a participação especial da cantora Mirella Costa.
“O objetivo do Cancioneiras é promover a descentralização da produção cultural, tanto na promoção da produção artística do interior quanto na participação majoritária de mulheres em ofícios dos quais estão geralmente excluídas, como o de direção, composição e produção musicais. Será uma celebração bonita, com o retorno do público e seguindo todos os protocolos sanitários”, afirma Helô Ferreira.
Bruna Prado, idealizadora do festival ao lado de Helô, reforça o caráter democrático e inclusivo do evento. “Procuramos envolver várias artistas da região e convidadas que trarão suas experiências na busca pela valorização da presença das mulheres na música. Esperamos incentivar novos talentos e fortalecer a cena artística local”, destaca.
Festival Cancioneiras:
Programação
Terça-feira (09/11)
19h – Workshop de voz, com Fabiana Cozza (virtual)
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/GQTmKXN6By5iuDUo7
40 vagas
Quarta (10/11)
19h – Workshop: “Composição de canções e acompanhamento no violão para cantores”, com Bruna Prado
Local: Cine Teatro Benedito Alves (Rua Rui Dória, 935, Centro)
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/rB3aSKebR8N54Eua8
Vagas limitadas, com controle de lotação
Terça (16/11)
19h – Show de Abertura: “Canção Feminina em Primeira Pessoa”, com Bruna Prado, Cinthia Jardim e Lívia Barros
Local: Cine Teatro Benedito Alves
Vagas limitadas, com controle de lotação
Quarta (17/11)
19h – Show “Cancioneiras do Brasil: um século de música feita por mulheres”
Local: Cine Teatro Benedito Alves
Vagas limitadas, com controle de lotação
Sábado (27/11)
19h – Show de Encerramento: “Donas do Samba: Dona da Rua e Mirella Costa cantam sambas de mulheres”
Local: Cine Teatro Benedito Alves
Vagas limitadas, com controle de lotação
Mais informações: https://bityli.com