O médico dermatologista especialista em saúde capilar, Leopoldo Duailibe, reuniu alguns convidados na última semana, no Momentum Lounge Café, em São José dos Campos, para falar sobre o tema “Saúde capilar masculina e autoestima: como a calvície pode interferir no bem-estar”.
O bate papo contou com a presença do psicólogo, Fernando Ferreira e do barbeiro visagista, Alison Braga que compartilharam como a aparência é algo determinante na autoestima e como perder os cabelos pode ser um grande choque e implicar em questões emocionais como insegurança, ansiedade, problemas de socialização e, mais agravado, a depressão.
Trazendo uma reflexão sobre a estética e o emocional, Dr. Leopoldo, contextualizou esse importante debate sobre autoestima. “Esteticamente falando, o cabelo é considerado a moldura do nosso rosto, então é evidente que ele desempenha um papel fundamental em nosso estilo, aparência e personalidade”, explica.
Em outro ponto da conversa, o dermatologista comentou que a calvície é uma condição genética e que pode ser controlada. “A calvície é uma condição genética, que pode ser herdada tanto do pai quanto da mãe e implementar o tratamento adequado para cada pessoa é fundamental para o controle da calvície!”.
Ao final, no momento de perguntas e respostas, o especialista em saúde capilar, falou sobre os tratamentos mais utilizados hoje em dia. “O transplante capilar é uma das técnicas mais eficazes para a calvície. O aprimoramento da técnica ao longo dos últimos anos tornou o resultado extremamente natural e que muitas vezes ninguém percebe que foi realizado o procedimento. Após a cirurgia, o paciente recupera sua autoestima, sentindo-se mais confiante e melhor consigo”, finaliza Dr. Leopoldo.