DOS SANTOS

                                                                      mostra iconográfica dos santos do Brasil

                                                                                         Cassiano Araujo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta a exposição “DOS SANTOS“, do artista plástico Cassiano Araujo, sob curadoria de Beatriz Cruz, com 17 trabalhos em óleo sobre tela que celebram os 30 anos de trajetória do pintor que deu luz à PAX XXI, uma mostra de pensamentos e reflexões de São João Paulo II, através de sua carta dedicada aos artistas. Constrói pinturas inspiradas na vida e obra dos Santos do Brasil, com a presença deimportantes figuras religiosas, desenvolvido durante longo período.

“O crescimento espiritual despertou meu corpo para o profundo compromisso com minha capacidade criativa e inventiva de defesa dos reais valores morais; de verdadeiros sentimentos para produzir, proteger, fortalecer e celebrar os valores da arte, fé, caridade, justiça, amor, esperança e paz, me conduzem o destino, a humanidade, em especial os mais vulneráveis, religiosos, refugiados, povos originários, crianças, velhos, mulheres, negros, deficientes físicos, políticos, diplomatas, filósofos, cientistas, jornalistas, juristas, construtores, engenheiros, arquitetos; a classe artística, poetas, escritores, músicos, atores, escultores, joalheiros, pintores e o meio ambiente”, explica o artista.

Cassiano Araujo é um artista que atua em vertentes várias e, nas palavras de Fabio Porchat, Presidente da ALA, exemplifica: “Precoce na pintura a óleo, foi se firmando, paulatinamente, no Parthenon dos grandes artistas latino-americanos, conforme previ em texto publicado naqueles idos. Portanto, acompanhei sua trajetória pictórica desde o início, quando, por diversas vezes, coube-me assisti-lo na curadoria de eventos e importantes exposições em diversos estados brasileiros e países no Cone Sul”.

As telas da série exibida são de impacto e vibração incomuns. Traços delicados mas precisos que formam personagens conhecidos e caros a todos. “O mais bonito da obra de um artista é a sua sensibilidade para perceber os sinais; são das pequenas observações do cotidiano,aos fenômenos mais gritantes, como esses que estamos vivendo nesses tempos difíceis de pandemia, que vão suscitando esses encontros profundos com o mais íntimo da alma”, diz a historiadora Claudine Melo Dutra sobre o trabalho de Cassiano Araújo .

“Estar presente com essa exposição, significa estar em comunhão com a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria;

E com as bençãos do primeiro Santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão!”

Exposição: “Dos Santos”

Artista: Cassiano Araujo

Curadoria: Beatriz Cruz

Abertura: 21/01 sábado – das 11h às 14h

Período: de 22 de janeiro a 11 de março de 2023

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP

Serviço :

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Estacionamento (entrada opcional) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)

Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais

Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)

Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação

INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITE DO MUSEU

Número de obras: 17

Técnicas: óleo s/ tela

Dimensões: variadas

www.museuartesacra.org.br

Sobre o Artista

Cassiano Araujo (Garibaldi RS, 1975) – Vive e trabalha em São Paulo. Artista plástico e produtor cultural, passou sua infância em Caçapava do Sul, e juventude em Porto Alegre antes de se mudar para São Paulo no ano de 1992. Frequentou a Faculdade de Belas Artes (SP) e estudou história da Arte no Museu de Arte de São Paulo – MASP, , com aulas de Jorge Coli, Luiz Cesar Marques, Luciano Migliaccio e Renato Brolezzi, e, em 1999, abriu a sua galeria homônima onde exerce atividades de produtor cultural.

Realizou a primeira exposição e leilão da alta joalheria brasileira em associação com o WTC – World Trade Center São Paulo. Possui os títulos de Doutor Honoris Causa e de Comendador por quatroordens diferentes; representa, com sua obra, o Brasil na sede da União Europeia em Bruxelas (Bélgica); participou de exposições em diferentes espaços dedicados às artes plásticas, entre eles o MIS – Museu da Imagem e do Som (SP) MUBE – Museu brasileiro de Escultura e Ecologia (SP), STJ- Superior Tribunal de justiça (DF), TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (DF), Pinacoteca de Santos (SP),Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(SP), Secretaria de Educação do Estado de São Paulo(SP), Museu do Café (Santos, SP), Theatro São Pedro(SP), além de espaços privados no Brasil e exterior (Miami – EUA, Stuttgart – Alemanha, Bruxelas – Bélgica, Nanning – China, lome – África e Buenos Aires – Argentina).

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é uma das mais importantes do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, tendo sua instalação em 29 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista. A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos XVI e XX, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 10 mil itens no acervo. Possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus, entre tantos, anônimos ou não. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO – MAS/SP

Presidente do Conselho de Administração – José Roberto Marcellino dos Santos

Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros

Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves

Museóloga – Beatriz Cruz

Cassiano Araujo_ DOS SANTOS

MAS/SP – Pág. 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *