À tarde, haverá visita ao Parque Tecnológico da cidade, considerado pioneiro no estado de São Paulo
A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sedia nesta quinta-feira (23) às 10h, a primeira reunião de diretoria itinerante do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) com suas 42 regionais. A reunião que acontecerá presencialmente na cidade será comandada pelo presidente da entidade, Rafael Cervone, e terá transmissão online para os diretores que não puderem participar presencialmente.
A sede e as 42 regionais já realizam mensalmente esta reunião, mas é a primeira vez que o encontro acontecerá fora da sede da entidade, que fica na capital paulista. A decisão de passar a fazer reuniões também fora da sede se baseia em uma pesquisa interna feita com as diretorias regionais.
A maioria dos diretores aprovou a proposta, que foi idealizada pelo presidente, Rafael Cervone. Hoje o Ciesp representa 8 mil indústrias de todo o estado de São Paulo. Em São José dos Campos, Cervone será recebido pela diretora regional Alexandra Calixto Gioso.
“Estas reuniões itinerantes serão muito importantes porque promoverão uma maior aproximação entre a sede e as regionais do Ciesp e isso trará ainda mais unidade e força ao trabalho da entidade. Por outro lado, também queremos provocar uma mudança de mentalidade, uma vez que vamos colocar o interior como protagonista”, disse Cervone.
Na reunião, que é fechada, os diretores do Ciesp irão discutir temas internos como a atualização do Planejamento Estratégico da entidade, que começou a ser trabalhada esta semana.
Cervone também trará atualizações sobre o andamento do programa Jornada de Transformação Digital, que será lançado em várias regionais do estado de São Paulo por meio de um roadshow, evento itinerante, que contará com uma apresentação a empresários e uma carreta customizada para que as indústrias se inscrevam.
O roadshow no interior teve início em Rio Claro, no último dia 10, e chegará a São José dos Campos no dia 06 de julho. A Jornada é um projeto do Sebrae e Senai, que, a custo zero, oferece consultoria, treinamentos, diagnóstico e sugestões de melhoria. Nos próximos quatro anos, a jornada quer alcançar mais de 40 mil indústrias, fomentando a modernização dos processos e consequentemente a competitividade. As empresas que participaram da fase-piloto do programa tiveram em média 40% de aumento da produtividade.
A alta de 0,5 pontos percentuais na Taxa Selic, anunciada na quarta passada, também deve ser um dos temas discutidos na reunião. O Ciesp se posicionou publicamente e de maneira enfática contra a medida assim que ela foi anunciada. A entidade também tem cobrado a reforma tributária em nível federal e lembra que o nível de industrialização do país caiu a patamares semelhantes aos dos anos 50, o que indica a necessidade de uma política de longo prazo., de estado, e não de governo.
Visita
Após a reunião, uma comitiva com Cervone e os diretores das regionais do Ciesp no estado irá visitar o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), que foi o primeiro a ser criado no estado e é hoje um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do país. A visita acontecerá às 14h, ocasião em que Cervone e os outros diretores estarão à disposição para entrevistas.