A Camerata Florianópolis festeja 31 anos nesta sexta-feira (10 de janeiro) e fecha o ciclo comemorativo dos 30 anos ininterruptos de atividades, que ficou marcado com uma agenda diversificada, percorrendo cerca de 60 municípios do Estado e realizando mais de 100 apresentações.
O celebrado ano de 2024 começou com um projeto inovador “Into the Woods – Pela Floresta”, espetáculo produzido pela Marquee Productions Florianópolis. A orquestra emocionou o público com um concerto de música clássica na Abertura da Temporada, apresentando a Nona Sinfonia de Beethoven e reunindo 120 músicos no palco para celebrar o legado do genial compositor alemão.
Em março, a Camerata se apresentou ao lado de Ivan Lins, um dos maiores compositores e intérpretes da música popular brasileira. O show, que contou com grandes sucessos como “Madalena” e “Novo Tempo”, marcou o retorno do cantor a Santa Catarina.
“Sons da América Latina”, uma viagem musical pela riqueza sonora de países como Uruguai, Argentina, Brasil e Cuba, encantando o público com clássicos do tango, bolero e choro, foi uma das novidades de 2024, com lançamento em abril no Teatro do CIC lotado e turnê pela região Oeste em novembro. Em maio, a Camerata emocionou plateias com a ópera-rock Frankenstein, do compositor Alberto Heller, que voltou a ser apresentada depois de seis anos.
O concerto “Grandes Clássicos”, que homenageia compositores como Mozart, Chopin e Mahler, também esteve entre os eventos internacionais da orquestra, contando com as participações da violinista alemã Annette-Barbara Vogel e da soprano japonesa Masami Ganev.
FESTIVAL SERTANEJO
No segundo semestre, a orquestra participou da primeira edição do “Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo”, com apresentações do espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja” em todas as semifinais do Estado e na grande final, ao lado do cantor Michel Teló. “O evento foi um marco para Camerata. Participar da primeira edição de um festival que percorre o Estado, e ainda se apresentar junto de artistas como Michel Teló e a dupla Rick e Renner é muito gratificante”, relata o maestro e fundador da orquestra, Jeferson Della Rocca.
Outro ponto alto foi o “Let’s Broadway Camerata”, uma fusão artística entre música clássica e teatro musical, com apresentações em Criciúma, Joinville e Florianópolis, e participação de 10 artistas da Broadway, em Nova Iorque (EUA). Em Joinville, Floripa e Tubarão, com preços populares, a orquestra participou da turnê 30 anos do Brasil Papaya (com gravação).
Dois grandes momentos aconteceram na reta final do ano. O Projeto Educando com Música, com o “Concerto de Final de Ano”, destacou o talento e o progresso de 61 estudantes, reunidos na Camerata Encantada, e celebrou a transformação educacional e cultural proporcionada pelo projeto. Outra conquista importante foi o projeto “Prática de Ópera”, que tem o intuito de fomentar a prática do gênero operístico, prática de palco e experiência com a montagem de uma ópera, e que se apresentou no Teatro do CIC.
O espetáculo “Especial Beatles”reuniu mais de 10 mil pessoas para prestigiar os clássicos da banda de Liverpool, em Criciúma. Quatro dias depois, o mesmo número de pessoas esteve no Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, para assistir à magia do “Clássicos da Disney”.
DEMOCRATIZAR A ARTE
Além de continuar explorando novas possibilidades musicais, ao longo de 2024 a Camerata Florianópolis consolidou seu legado de democratizar o acesso a espetáculos. “Desde o início, o objetivo da orquestra foi entregar música de qualidade para as pessoas e, principalmente, oportunizar o acesso. E em 2024 conseguimos levar nossos espetáculos para todos os cantos de Santa Catarina gratuitamente”, recorda Della Rocca.
O lado social da Camerata Florianópolis não se encerra por aí. Muitos dos ensaios finais dos espetáculos da orquestra são abertos gratuitamente para estudantes de escolas públicas da Grande Florianópolis, além de apresentações no interior das escolas.
Segundo a produtora executiva Maria Elita Pereira, estas parcerias e projetos são de grande valia para a sociedade. “Ficamos honrados e felizes em receber crianças e adolescentes nos nossos ensaios finais, principalmente por saber que a maioria nunca entrou num teatro e também nunca teve a oportunidade de prestigiar espetáculos desse porte. Levar a cultura para todos é, e sempre será, nosso objetivo”.
E 2025 JÁ TEM SHOW NA AGENDA
Nesta semana a Camerata vai iniciar sua 32ª temporada ininterrupta de apresentações. Neste período, já foram mais 1.600 apresentações e 18 produções entre DVDs e CDs, destacando-se a versatilidade entre o erudito e o popular. E a história vai ter novos capítulos em breve, pois a estreia em 2025 já está definida: será dia 31 de janeiro, às 20h30, no Teatro do CIC, com o espetáculo “Marley in Camerata”.
Fotos: Tóia Oliveira
Por Maristela Brittes
Colunista