Apresentação única e gratuita será no Teatro Marcelo Denny, às 20h; ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da peça
A 12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens traz para São José dos Campos neste domingo (3), às 20h, em apresentação única e gratuita, o espetáculo “A Descoberta das Américas”, que rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator para Julio Adrião.
A apresentação será no Teatro Marcelo Denny (Rua Eliza Costa dos Santos, nº 154, no Jardim São Dimas, no centro de São José dos Campos).
Mas, atenção: as vagas são limitadas e os ingressos (gratuitos) serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
O espetáculo encerra a programação da mostra que começou no dia 15 de outubro, com uma intensa e extensa programação cultural que incluiu atividades em três linguagens da arte: cênica, visual e audiovisual.
A “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens” foi financiada com recursos do Programa Ação Cultural (ProAC 40/2023), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
O espetáculo
“A Descoberta das Américas”, que já passou por 26 estados brasileiros, 8 países e completou 19 anos em cartaz, conta a história de Johan Padan, um Zé Ninguém rústico, esperto e carismático, que escapa da fogueira da inquisição, embarcando em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo.
No Novo Mundo, sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais.
Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, a seu modo, catequiza os nativos e os guia numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.
O inusitado é que Julio Adrião, em uma incrível performance, dá vida a todos os personagens – índios, espanhóis, cavalos, galinhas, peixinhos – sempre no mesmo cenário vazio e sem trocas de figurino. O ator se vale apenas de gestos e expressões para identificar cada personagem e contar sua história. Uma verdadeira aula de interpretação. Imperdível!
Após a apresentação, o ator participa de um debate com o público.
Quem é Julio Adrião?
Julio Adrião é um ator, produtor e diretor teatral. Dirigiu o espetáculo de circo-teatro “Roda saia”, gira vida do Teatro de Anônimo – Prêmio Mambembe de melhor espetáculo 1995 – e a Ópera cômica “O elixir de amor”, de Donizetti, na escola de música da UFRJ. Participou da minissérie “Amazônia”, da Rede Globo (2007), do filme “Verônica”, de Maurício Farias (2008), do longa “Sudoeste”, com direção de Eduardo Nunes (2009). Foi convidado pela Nat Geo – (Inglaterra) para o papel do traficante John, na série “Locked up abroad – Brazil” (Férias na prisão). Em 2010, foi o Governador Gelino, em “Tropa de Elite 2” e o Dr. Guido, em “A quente, a frio”, de Juliana Reis. Sua aparição mais recente na TV foi na novela Terra e Paixão, da Globo, quando interpretou o coronel Natércio.