SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, uma biografia dos fundadores e detalhes sobre os bastidores de uma das maiores empresas de aeronaves do mundo

udo foi possível graças à atuação e o idealismo do trio Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva.

Com a iniciativa da Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, foi lançado o livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, que revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira inédita, correlacionando com os fatos econômicos e políticos do século XX. Marcaram presença mais de 250 convidados entre autoridades civis e militares, especialistas e profissionais do setor, representantes e ex-colaboradores da Embraer e imprensa.

O lançamento foi na APVE, em São José dos Campos (SP), na última terça-feira, 29 de outubro, data cuja escolha se deveu ao marco dos 120 anos de nascimento de Casimiro Montenegro Filho, e também por estar no mês do primeiro voo do avião Bandeirante (22/10/1968) e do voo de Santos-Dumont com seu 14-bis (23/10/1906).

O livro a SAGA – do 14-bis à criação da Embraer foi escrito pelo jornalista e apaixonado por aviação Rui Gonçalves Barbosa, que se dedicou por três anos nas pesquisas para a obra. O escritor correlacionou os momentos históricos do século XX com as alternâncias de poder e crises políticas, interferências militares nos rumos do Brasil e como tudo isso gerou as condições para a criação da terceira maior fabricante mundial de aviões.

“O livro nasce de minha curiosidade para entender como foi possível uma indústria nascer dentro da estrutura da Força Aérea. A resposta está na soma de idealismo, coragem, resiliência, acesso à educação de qualidade e a capacidade de convencer mais e mais pessoas a se envolver com o projeto. Uma receita simples de entender, mas difícil de reunir e aplicar. Porém, mostra que podemos repetir a receita de sucesso se assim desejarmos”, explica o autor.

O jornalista e também escritor Ricardo Lessa esteve presente no lançamento e foi um dos incentivadores de Rui para a realização da obra. No evento eles realizaram um rápido bate-papo sobre a obra.

“Há anos conheço Rui, excelente jornalista e um apaixonado por aviação, e desde 2017 vinha falando para ele registrar essa história. Ninguém melhor do que ele para escrever essa obra, por tudo que viveu e ainda vive com o universo e com as pessoas ligadas à aviação e à aeronáutica”, disse Lessa.

Durante o cerimonial do evento o Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, representante do Comandante do DCTA, comentou a importância do livro. “Muitos integrantes da Força Aérea não conhecem a história. Vivem uma vida dentro da aeronáutica, mas desconhecem estes nossos heróis que compõem a Saga”.

“É fundamental destacar que o livro mostra que o processo da criação da Embraer não foi algo simples, foi tudo feito com muito esforço, que resultou em algo que todos respeitam e valorizam”, declarou o Reitor do ITA Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi.

A obra foi possível graças à Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de São José dos Campos e à Embraer. A primeira edição tem distribuição gratuita, no evento de lançamento o livro foi entregue aos convidados e também será destinado às bibliotecas do município, escolas públicas e instituições.

“A associação INVOZ tem a missão de preservar a história e a cultura da aviação. Essa obra consolida o nosso objetivo. O livro ficou incrível tanto pela condução do enredo, dos fatos históricos, quanto com relação à qualidade. Estamos felizes e temos certeza de que o livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer encantará os leitores pelas informações e curiosidades que Rui conseguiu reunir”, pontuou Neide Pereira Pinto, presidente executiva do INVOZ.

SAGA – do 14-bis à criação da Embraer

O livro celebra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país.

Apoio/Incentivos: LIF, Fundação Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Embraer.

Informações: (12) 98191-5888

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *