Premiado filme “Germino Pétalas no Asfalto” chega a São José em exibição única e gratuita, nesta terça-feira (15)

Documentário abre a “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens”, que oferece ampla programação de atividades culturais, até o dia 3 de novembro

Na próxima terça-feira (dia 15), o premiado filme “Germino Pétalas no Asfalto” chega a São José dos Campos para uma exibição única e gratuita, às 19h, no Teatro Marcelo Denny (Rua Eliza Costa dos Santos, nº 154, no Jardim São Dimas).

Eleito o Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de La Paz e premiado como melhor direção no 8º Santos Film Fest, o filme é uma reflexão poderosa sobre gênero, identidade e solidariedade em tempos de repressão.

A exibição abre oficialmente a “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens”, que acontece até o dia 3 de novembro, com uma ampla programação de atividades culturais em três diferentes linguagens artísticas: cênica, visual e audiovisual.

O projeto é financiado com recursos do Programa Ação Cultural (ProAC 40/2023), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Olhar para o Contemporâneo

A roteirista e diretora Marcella Arnulf, pós-graduada em Direção e formada em Artes Cênicas pela ESCH e pelo Instituto de Teatro de Moscou (GITIS), que é uma das curadoras da mostra, conta que a seleção dos filmes e curtas fez uma reflexão sobre o que é realmente relevante e urgente, atendendo ao tema “Olhar sobre o Contemporâneo”.

“Nossa proposta foi convidar o público a olhar para o cinema, assim como para outras formas de arte audiovisual, como respostas vivas e ativas às complexidades do presente. Levamos em conta não só a diversidade e a qualidade das produções selecionadas, mas também aquelas que dialogam com as estéticas e os debates contemporâneos propostos pela mostra. O resultado é uma programação que reflete a multiplicidade de vozes e a riqueza criativa do cinema atual, em constante diálogo com as questões urgentes do nosso tempo”, disse.

As vagas são limitadas e os ingressos (gratuitos) serão distribuídos uma hora antes do início da exibição.

O filme

Dirigido por Coraci Ruiz e Julio Matos, o filme narra a jornada de Jack, um jovem que inicia seu processo de transição de gênero em meio a um Brasil tomado por uma onda de conservadorismo. O filme apresenta um retrato íntimo das mudanças na vida de Jack e seus amigos, enquanto formam redes de afeto e resistência em tempos de adversidade.

Após a exibição, acontece o primeiro e importante espaço de debate com o público, através da mesa “Diálogos do Agora com o Futuro”, mediada por Guia, performer não-binárie e estudante de Cinema da Flafe Master Shot.

Confira a programação completa de audiovisual da Mostra:

AUDIOVISUAL

15.10, às 19h

“Germino Pétalas no Asfalto” (79 min) – Classificação 14 anos

O adolescente Jack inicia sua transição de gênero sob a câmera da diretora, cujo filho também é um rapaz transexual. Ao longo dos anos, Jack aceita seu corpo e sua identidade enquanto luta por estabilidade financeira e reconhecimento legal dentro de um Brasil cada vez mais conservador.

“Lady Red- Mulheres do Hip Hop” (13 min) – Classificação Livre

Conheça Raisa Rocha de Freitas ou a Lady Red, de São José dos Campos/SP. Grafiteira e membro da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, desde 2011. Trabalha com jovens e crianças da região debatendo sobre a Cultura Hip Hop, política e estimulando o pensamento crítico através da Arte com um olhar social e reflexivo.

17.10, às 14h30

“O Barco” (17 min) – INFANTO-JUVENIL – Classificação livre

João e Max são dois jovens estudantes, vítimas do bullying escolar que deixou um trauma que os uniu e os levou a cometer um terrível massacre na escola. Quem são os verdadeiros responsáveis pela tragédia quando vítimas se transformam em assassinos?

“Momentos & Momentos” (6 min) – VIDEO ARTE PERFORMANCE – Classificação livre

Renato de Paula e Monfredini Jr, dois bailarinos de São José dos Campos – interior de São Paulo -, se encontraram após uma longa trajetória na dança.

“Bordadeira do Boiar” (5 min) – VIDEO ARTE PERFORMANCE – Classificação livre

Videoclipe com a música Bordadeira do Boiar, de Silvia Nery, em homenagem à mestra da cultura popular Ana Maria Carvalho. Utiliza a linguagem do Teatro Lambe Lambe associada a imagens da própria mestra como expressão visual, inspirada nos versos da canção.

“Pó de Palha” (3 min) – INFANTO JUVENIL – Classificação livre

Maria tem um coração cheio de sonhos e cada passo que dá, transforma sua realidade, tornando-se a protagonista da sua própria história.

17.10, às 20h

“Capoeira na Roda da Vida” (3 min) – Classificação livre

Mestre Saudade e Carla Natureza unem suas trajetórias com o compromisso de difundir a capoeira no Brasil, Haïti e Congo. Prática importante da cultura afro-brasileira, a capoeira também se revela uma forte arma na proteção de comunidades e crianças em áreas de conflitos sociais, contra a violência.

“Quem me quer?” (15 min) – Classificação livre

O curta-metragem traz histórias dos amantes do Cinema São Luiz, um cinema de rua inaugurado em 1952, no centro de Recife.

“Viventes” (20 min) – Classificação 10 anos

Desempregado há um bom tempo, Paulinho tem uma entrevista de emprego amanhã. Porém, antes disso, ele precisa imprimir o seu currículo.

“Ainda restarão robôs nas ruas do interior profundo” (14 min) – Classificação 12 anos

Na periferia do interior profundo, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora.

18.10, às 20h

“Esperando” – Classificação 10 anos

O curta mostra animais em espaços de confinamento numa longa espera que confronta sua própria potência existencial. Se inspira no poema e performance de Faith Wilding em Womanhouse – instalação e espaço artístico feminista organizado por Judy Chicago e Miriam Schapiro em 1972 na Califórnia, Estados Unidos.

“A4” (8 min) – Classificação livre

Tudo começa no interior das coisas. Seres que escapam de uma narração e querem ser personagens. Um coração pulsa antes da vida racional e quanto racional é o coração da vida? Um tabuleiro de xadrez.

“Telas Janelas” (8 min) – Classificação livre

Em contraposição à ideia de violência, as imagens projetadas na janela são compostas por três momentos: O Grito; Mãos Dadas e A dança.

“Barba azul Decapitado” (4 min) – Classificação 14 anos

Mergulho no inconsciente selvagem feminino e reencontro com o conhecimento ancestral que sangra histórias jamais esquecidas.

“Bom dia, professor!” (25 min) – Classificação 10 anos

Para fazer um filme sobre o professor José Carlos Libâneo, seu neto procura na memória os lugares e as ideias que conectam o passado e o presente.

25.10, às 20h

“No caminho encontrei o vento” (70 min) – Classificação livre

Longe da família e vivendo solitariamente em um parque eólico, Pedro tem dificuldade de vender o imóvel que herdou do seu desconhecido pai. Ele nega três vezes o destino, mas a herança que recebera não é apenas material.

“Castelo de Vera” (15 min) – Classificação livre

Dona Vera, em busca de dias mais leves durante a pandemia, decide se mudar para um casebre ecossustentável, na Bahia. No entanto, adaptar-se a uma nova rotina se mostra mais difícil que o esperado. Mas, para superar esse período desafiador, ela pode contar com Marina, uma mãe solo e host do casebre, e seus dois filhos.

31.10, às 20h

“Teca e Tuti” (74 min) – Classificação livre

A traça Teca adora comer papel, mas quando aprende a ler, percebe que livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora.

01.11, às 20h

“Filhos do Mangue” (80 min) – Classificação 14 anos

Selecionado para o 52º Festival de Cinema de Gramado, o filme é dirigido por Eliane Caffé e a trama vai contar sobre Pedro Chão (Felipe Camargo), que vive em um dos lugares mais exóticos e paradisíacos do litoral norte do Brasil. Um homem violento e desregrado que aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. Ele é acusado de roubo e condenado ao isolamento, onde busca um novo sentido para a sua vida.

“Pancada por pancada” (19 min) – Classificação 14 anos

Conta a história de um pugilista peso-médio em busca de ascensão no mundo do boxe. O principal conflito da trama começa quando os fantasmas relacionados à sua orientação sexual passam a afetá-lo dentro e fora do ringue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *