Outros Modernismos é tema de oficina gratuita em Florianópolis

Inscrições para aula ministrada por Daiana Schvartz abrem no dia 13 de setembro; encontro será na Fundação Cultural BADESC

 

Com o objetivo de discutir o modernismo nas artes visuais em Santa Catarina a partir da pesquisa de arquivo, a Fundação Cultural BADESC promove a oficina “Outros modernismos: Santa Catarina nas artes visuais”, com a professora Daiana Schvartz. As inscrições gratuitas abrem dia 13 e seguem até 26 de setembro.

 

O encontro, que será no dia 5 de outubro, pretende discutir o cenário moderno no Estado entre as décadas de 1920 a 1970, a partir da pesquisa em arquivos. “Articulado com o debate nacional, mostraremos um panorama dos acontecimentos mapeando: os agentes culturais, artistas, exposições, instituições públicas e privadas, recepção do público, a crítica, produção bibliográfica e outras iniciativas que fomentaram a produção da arte moderna”, destaca a professora.

 

Daiana salienta ainda que será discutida a produção de pesquisa em arte em Santa Catarina. O encontro, que será dividido em duas partes, tem carga horária de 4 horas.

 

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no site da Fundação ou acessado através do link disponível na bio do @fundacaobadesc.

 

Sobre a ministrante

Daiana Schvartz é professora de Artes Visuais no Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus São Carlos desde 2015. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na linha de pesquisa em História, Teoria e Crítica, defendeu a tese Arquivo Elke Hering: o indício de uma falta. Mestre em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina, defendeu a dissertação Elke Hering: crítica, circuito e poética. Pesquisa a arte em Santa Catarina, investigando em especial a produção da artista Elke Hering, Arquivos, a crítica de artes de Lindolf Bell e a Galeria Açu-Açu. Autora dos livros: Elke Hering: crítica, circuito e poética (2018), Lindolf Bell: crítica de arte em Santa Catarina (2020), Dalme Marie, escultora (2021) e Elke Hering: nasce a artista (no prelo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *