Os espetáculos de novembro serão no Viveiro Municipal e na Sala Mário Lago
O “Projeto Jazz Caboclo” em Jacareí prossegue com as vivências musicais da cultura caipira para as crianças do ensino público municipal. E o músico e idealizador do projeto, Anís Machado fará dois shows gratuitos neste mês. As apresentações acontecem no Viveiro Municipal no dia 12/11, às 15h e na Sala Mário Lago, no dia 24/11, às 19h.
O Projeto Jazz Caboclo reúne elementos do jazz brasileiro e da música raiz caipira. As letras autorais do músico Anís Machado falam da natureza, da vida no campo e do trabalho de quem vive na roça. Suas músicas tiveram muita influência das avós tanto materna quanto paterna, e do local onde viveram como o bairro do Limoeiro de Jacareí e do Sertão da Onça, na Serra da Bocaina, localidade rural que ainda conserva o modo de viver caipira.
E este universo musical caipira já foi conferido em dois shows em outubro, no Agromerarte e na Rede Graúna que reuniu um público seleto. Agora em novembro o show será aberto ao público em pontos turísticos da cidade e é grande a expectativa.
“No Viveiro Municipal e na sala Mário Lago teremos um público diverso, tanto os que apreciam a música instrumental e caipira quanto as pessoas que têm gosto musical eclético. Esperamos que as pessoas curtam essa mistura de jazz com a tradicional música caipira”, contou Anís Machado.
Documentário
O projeto contará ainda um minidocumentário que está em fase de edição, onde Anís Machado apresentará em vídeo tudo que ele levou para as letras de suas composições. É um verdadeiro resgate das tradições e história da cultura caipira da região que será exibido no show que será realizado na Sala Mário Lago.
As Vivências de Musicalização Infantil
As vivências estão sendo um sucesso entre a garotada do ensino municipal. Três escolas já receberam o Projeto Jazz Caboclo com as oficinas sendo feitas pelo professor Mateus Guimarães.
“Tanto professores quanto os alunos estão recebendo muito bem as vivências, as crianças participam entusiasmadas e cheias de curiosidade”, comentou Mateus Guimarães.
“É uma realização ver a animação das crianças nas oficinas. Elas participam intensamente, ficam familiarizadas com os instrumentos. É uma emoção ver eles dançando catira, querendo tocar os instrumentos. É bom ver que o Projeto Jazz Caboclo está conquistando fãs da nova geração para a cultura caipira de raiz”, declarou Anís Machado.
A próxima vivência será no dia 09/11, na EMEF Professora Neusa Teodoro de Azevedo (Vila Zezé) – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Programação – Jazz Caboclo – Gratuito:
Novembro
12/11 (domingo) – às 15h, no Viveiro Municipal
24/11 (sexta) – às 19h, na Sala Mário Lago
Dezembro
03/12 (domingo) às 15h, no Lar Fraterno da Acácia
Programação – Vivências Musicais
09/11 – EMEF Professora Neusa Teodoro de Azevedo (Vila Zezé) – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Apoio: Prefeitura de Jacareí e Fundação Cultural de Jacarehy e Cartório de Registro de Imóveis de Jacareí.