Sesc Taubaté leva programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2023 a Silveiras e Pinda

*Cidades recebem ações artísticas e educativas neste fim de semana (dias 21 e 22), com olhar atento para a diversidade e a representatividade

**Com mais de 400 artistas, Circuito Sesc de Artes acontece em 123 cidades de São Paulo, com programação para todas as idades e interesses

O Sesc Taubaté estreia a programação do Circuito Sesc de Artes 2023 no Vale do Paraíba neste sábado (21), em Silveiras. No domingo (22), as atrações chegam a Pindamonhangaba, também das 15h às 19h. Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro. Em Silveiras, as atividades acontecem na Praça Tenente Anacleto Ferreira Pinto, no Centro; e Pindamonhangaba, na Praça do Quartel (Rua Bicudo Leme, 260 – Centro).

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. De um grupo de samba formado só por mulheres pretas e idosas a uma vivência que ensina os significados dos grafismos indígenas utilizados pelos povos Tukano, Kambeba, Sataré Mawé e Wauja, o Circuito Sesc de Artes conta com a participação de mais de 400 artistas.

Programação

A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes em Silveiras e Pinda, com apresentações da DJ Bia Sankofa, que pesquisa ritmos de origem africana como amapiano, kizomba, zouk e afrobeats, além de suas vertentes diaspóricas. Desde 2013, a DJ de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, já divulgou sua discotecagem ritmada e engajada em diversos projetos de música experimental.

Outra atração musical é a animada banda de metais e percussão Cornucópia Desvairada, que se inspira na diversidade cultural de São Paulo para mostrar um repertório instrumental de composições originais e versões próprias de canções clássicas da música brasileira. Ritmos como samba, coco, carimbó, forró, maracatu e axé convidam todos a entrar na dança, como numa grande celebração de carnaval.

No espetáculo Nutar – Girando pelo fio do tempo, do Projeto Nutar, três artistas circenses de diferentes lugares da América Latina fazem uma apresentação em torno de um objeto antigo e muito popular: o pião. Produzida nos mais variados materiais, de sementes a metal, a peça tem lugar de destaque no espetáculo e serve como ponto de partida para reflexões sobre o tempo, a dança, o equilíbrio e as consequências geradas pela tecnologia no ato de brincar. Em cena, o trio mescla a arte do palhaço com jogos, brincadeiras e músicas populares.

Da descoberta da câmara escura às máquinas de projetar filmes, a vivência Cine Película conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. O público é convidado a manipular brinquedos ópticos como o taumatrópio, o flipbook e o zootrópio, invenções do século XIX que permitiam obter efeitos de imagens em movimento. A última parada apresenta as câmeras e películas cinematográficas, além de um projetor elétrico em funcionamento.

Já na oficina Bonecos de corda, as integrantes do grupo Fio da Meada equipadas com cordas de sisal, algodão e poliéster, feltro, lãs coloridas, pompons, tecidos de chita, barbantes e miçangas, entre outros materiais – propõem a confecção de bonecos divertidos. A partir de uma atividade lúdica que estimula a imaginação, os brinquedos se personalizam por meio de detalhes como uma saia enfeitada, um rabo de sereia, um chapéu de bruxinha ou um rosto desenhado com canetinha.

A Cia. Volta e Meia propõe na atividade Pé de histórias, uma mediação de leitura e contação de histórias. Em seguida, os participantes são convidados a vivenciar o enredo, ouvindo sons descritos no livro ou se movimentando como os personagens, abrindo espaço para a imaginação, o diálogo e a diversão.

Central de Relacionamento Itinerante

Durante as ações do Circuito Sesc de Artes, será disponibilizada a Central de Relacionamento Itinerante, onde o público prioritário do Sesc – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – terá a oportunidade de realizar pela primeira vez, ou renovar, a Credencial Plena, e inserir seus familiares como dependentes. Relação de documentos necessários em sescsp.org.br/credencialplena.

Serviço:

Sesc Taubaté apresenta Circuito Sesc de Artes 2023

De 21 de outubro a 25 de novembro (sábados e domingos).

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial.

Roteiro 9:

Silveiras

21 de outubro, sábado, das 15h às 19h.

Praça Tenente Anacleto Ferreira Pinto – Centro, Silveiras.

Pindamonhangaba

22 de outubro, domingo, das 15h às 19h.

Praça do Quartel – Rua Bicudo Leme, 260 – Centro, Pindamonhangaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *