– uma tendência que conquista as duas pontas dos negócios: empreendedores e consumidores-
Neste mundo globalizado o setor privado está focado sobre a importância da estratégia de sustentabilidade e do social na sobrevivência dos negócios. Já o setor público tem estes temas na agenda para desenvolver. E as práticas ESG- Environment, Social & Governance ou em português, Ambiental, Social e Governança também tem “valor” quando o assunto é investimentos.
Um panorama do que estar por vir, como exemplo, é a proposta Green New Deal dos Estados Unidos, que pretende nos próximos 10 anos, ter um investimento entre US$ 2 e US$ 16 trilhões. Paralelamente a isto, bancos e grandes fundos internacionais declararam que para se investir em qualquer empresa ou país partirão da premissa do ESG.
Para o economista e assessor de investimentos Rodolfo Manfredini, da Maestro Investimentos, é cada vez melhor e mais necessário as empresas conquistarem o selo ESG, principalmente as que tem ambição global.
“Várias empresas brasileiras partiram para a prática e ganharam o selo ESG. Um dos exemplos, é a JBS Indústria de Alimentos, que tem em seu planejamento neutralizar totalmente a emissão de carbono até 2040. Outras empresas com boas práticas são Natura Cosméticos e Marfrig. Isto é um caminho sem volta para o mundo corporativo e de negócios globalizado”, sinalizou Manfredini.
As empresas exemplificadas pelo economista são apenas algumas que estão listadas na Bolsa de Valores. -“ As práticas ESG pelas grandes companhias são tendências sem volta, inspiram as médias e pequenas empresas e são vitrines para conquistar consumidores da nova geração, principalmente os da geração Z, que trazem com eles entre outros valores, a sustentabilidade “- reforçou o especialista da Maestro Investimentos.
Para se ter uma ideia, qualquer empresa, independentemente do número de funcionários e do setor, pode se engajar no ESG.
A própria Maestro Investimentos em que Rodolfo Manfredini faz parte, foi a primeira empresa de assessoria de investimentos do Brasil a obter o selo de sustentabilidade Carbon Free. A Maestro faz parte de um programa no qual a compensação de carbono se dá por meio da recomposição florestal. É feita com plantio de árvores nativas na Serra da Mantiqueira para a preservação de nascentes que irá contribuir no abastecimento de água para mais de 7 milhões de pessoas, na área do Sistema Cantareira, que atende grandes metrópoles da região sudeste do país. Ao lado da Maestro Investimentos estão também empresas como a Caixa Seguradora, Renner e Leroy Merlin.
No mercado financeiro, empresas com o selo ESG estão se tornando cada vez mais atrativas e existem fundos que acompanham índices de empresas listadas em Bolsa que seguem estas políticas. São boas opções para pessoas que procuram alternativas com impacto socioambiental positivo e que investem para janelas de médio e longo prazo.
“Isso demonstra que ESG é um bom investimento em todos os sentidos, além de fazer bem para o planeta faz bem para a sociedade na qual as empresas estão inseridas”, finalizou o assessor da Maestro Investimentos.
Fonte: Maestro Investimentos
São Paulo: Rua Gomes de Carvalho, 1108, 14º andar – Vila Olímpia. (11) 3164-3575.
S. José dos Campos: Av. Cassiano Ricardo, 319, 21º andar- Jd. Aquarius. (12) 3322-8919. (@maestroinvestimentos)