Conheça Matheus Gadelha, responsável por levar música para hospitais de SC

Musicista apresenta o projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” até junho de 2025 em três unidades hospitalares da Grande Florianópolis

 

Durante o primeiro semestre de 2025, o violista e musicista Matheus Gadelha está realizando uma série de apresentações gratuitas em três hospitais da Grande Florianópolis por meio do projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”. A iniciativa busca transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e lúdico, promovendo o contato com a música instrumental e popular.

 

Após 12 apresentações, já realizadas nos meses de fevereiro, março, abril e maio, o projeto segue com seus últimos três recitais no mês de junho. Matheus estará no dia 9 de junho no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica), em Florianópolis, na quarta, dia 18, no Hospital do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon) (Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi), também em Florianópolis, e encerra o projeto no dia 25 de junho no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes (Rua Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida), em São José. Todas as apresentações, que levam arte e sensibilidade para pacientes, familiares e profissionais da saúde, iniciam às 14h.

 

Bacharelado em música pela Universidade de Estado de Santa Catarina (Udesc), Matheus, que iniciou a trajetória musical aos 17 anos, destaca que a proposta sempre teve como objetivo aproximar o público dos instrumentos clássicos e proporcionar uma experiência transformadora por meio da música.

 

“A minha ideia é de popularizar os instrumentos da música erudita, trazendo repertórios que dialoguem com diferentes públicos e tornando o ambiente hospitalar mais leve e humanizado”, afirma o artista nascido em Crato/CE e residente desde 2018 de Florianópolis.

 

Para ampliar a diversidade musical e o impacto da iniciativa, Matheus, que é professor de viola e violino da Camerata Florianópolis, conta com a participação dos músicos Iva Giracca, Roger Corrêa, Israel Dutra, Renata Oliveira e da bailarina Fabiana Lessa, durante as apresentações.

 

“Dividimos as apresentações de acordo com repertórios. As três últimas serão Músicas Clássicas do Balé e Minha Viola, Cantigas Populares e Viagem no Tempo. Tudo para enriquecer ainda mais a experiência sonora e sensorial dos espectadores que nos recebem”, completa.

 

“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda. Acompanhe a programação completa no @projetoumacuraarretada.

Por Maristela Brittes

Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *