Com homenagem a Milton Hatoum, FLIMA começa dia 15 com programação diversa e novidades musicais

Autores como Kaká Werá, Jamil Chade, Luciany Aparecida e Milly Lacombe estarão no evento em Santo Antônio do Pinhal, que terá também show de Juliana Linhares; toda programação é gratuita

A Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA) chega à sua 7ª edição, de 15 a 18 de maio, em Santo Antônio do Pinhal (SP), com um programa diversificado e gratuito, que promete atrair público de todas as idades. Este ano, com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”, o evento celebra a literatura, a arte e as culturas que exploram temas como migração, feminismo, emergência climática, identidade e os desafios do mundo contemporâneo.

Entre os destaques da programação estão as 10 mesas literárias que abordarão questões fundamentais do nosso tempo, como as crises ambientais e as fronteiras do pertencimento, além de apresentações musicais ao ar livre e a tradicional Feira de Livros, com mais de 30 expositores.

A FLIMA 2025 será marcada pela homenagem ao escritor Milton Hatoum, que trará sua visão literária de Manaus, seus romances e as narrativas de deslocamento presentes em sua obra. O evento contará também com a presença de importantes nomes da literatura e do jornalismo, como Jamil Chade, Kaká Werá e Luciany Aparecida, além de shows musicais com artistas como Rajana Olba (Síria), Juliana Linhares e Zé Pitoco.

A programação inclui também uma série de atividades para o público infantojuvenil e oficinas que abordam desde a construção de coletivos literários até a arte da contação de histórias, com foco nas questões de identidade e pertencimento.

A FLIMA é um espaço de reflexão e diálogo, que busca aproximar as pessoas por meio da literatura e das artes, ampliando as possibilidades de compreensão sobre as diversidades humanas e culturais.

Sobre a FLIMA

Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira celebra a literatura viva e promove encontros para refletir sobre as questões contemporâneas por meio da literatura, da arte e da educação, contemplando múltiplas vozes e sempre homenageando um autor brasileiro – e vivo.

Desde a primeira edição, em 2018, a curadoria privilegia uma programação democrática, diversa e inclusiva, sem abrir mão da relevância artística. Para ampliar as possibilidades de participação, como acontece desde 2022, parte das atividades da FLIMA 2025 foi definida a partir de dois editais, selecionando propostas de atividades literárias e/ou artísticas para o público adulto e infantojuvenil.

Nas seis primeiras edições do festival, quatro presenciais e duas online, foram realizadas mais de 400 atividades para crianças, jovens e adultos, com cerca de 60 mil participantes e convidados como Ana Maria Machado, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Eliane Brum, José Eduardo Agualusa, Itamar Vieira Junior, Lilia Schwarcz, Luiz Ruffato, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti e Sidarta Ribeiro.

A FLIMA 2025 conta com o apoio do Governo do estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural – ProAC e do Fomento CULTSP.

Serviço:

FLIMA 2025 – Festa Literária da Mantiqueira
Data: 15 a 18 de maio de 2025
Local: Santo Antônio do Pinhal (SP)
Programação gratuita
Mais informações: www.flima.net.br

Milton Hatoum e Manuel da Costa Pinto. Foto: Acervo Flima

Atividades durante a “Fliminha” em Santo Antônio do Pinhal. Foto: Acervo Flima

Contato para imprensa:
Jéssica Balbino – (35) 9160-3755
Ana Mattos (Texteria Imprensa) – (12) 98156-2947

Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *