Programação totalmente gratuita inclui mais de 30 filmes; objetivo é celebrar a diversidade e riqueza da produção cinematográfica independente nacional
Começa, no próximo sábado (19) e vai até o dia 27, a 2ª Mostra de Cinema do Cineteatro Marcelo Denny, com a exibição de mais de 30 filmes, todos gratuitos.
Com essa ampla programação, o objetivo da mostra é celebrar a diversidade e a riqueza da produção cinematográfica independente nacional.
A mostra apresenta uma seleção de curtas e médias-metragens que dialogam com diferentes públicos e gêneros, proporcionando uma experiência única e enriquecedora.
“A ideia é que a mostra não seja apenas uma oportunidade para assistir filmes independentes de qualidade, mas um espaço vivo de intercâmbio. Após as sessões, teremos debates com cineastas e curadores que prometem enriquecer a experiência, promovendo diálogos profundos sobre as temáticas abordadas. Esperamos que o público aceite o convite e venha prestigiar nossa programação”, disse um dos coordenadores e produtores da mostra, André Ravasco.
A 2ª Mostra de Cinema do Cineteatro Marcelo Denny é financiada pela Lei Paulo Gustavo. O Teatro Marcelo Denny fica na Rua Elisa Costa Santos, 154, no Jardim São Dimas.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do início de cada sessão.
Sessões temáticas e curadoria
As sessões da mostra foram divididas e três temáticas: Rexisto, Cegos Visionários e Fantasias Sombrias. Cada uma delas traz uma proposta curatorial distinta, refletindo sobre questões sociais, artísticas e existenciais de forma provocadora e sensível. Entenda:
Rexisto
Sob a curadoria de Diana Gerbelli, são sessões que exploram histórias de resistência, luta e empoderamento. Os filmes selecionados abordam temas como justiça social, direitos humanos, igualdade de gênero, diversidade e inclusão, trazendo à tona narrativas inspiradoras de indivíduos e grupos que enfrentam adversidades para transformar suas realidades. São obras que não apenas denunciam, mas celebram a potência coletiva de quem resiste.
Cegos Visionários
Tema que foi definido em homenagem à performance mais famosa do artista que dá nome ao cineteatro, Marcelo Denny. O curador Tom Butcher Cury propõe uma reflexão urgente sobre a petrificação da vida diante do excesso de trabalho e da automatização cotidiana.
Os filmes convidam o público a questionar a degeneração ética que se instalou em eixos cruciais da sociedade, do político ao ambiental, do financeiro ao religioso, revelando como a cegueira voluntária pode ser tanto sintoma quanto causa dessas crises.
Fantasias Sombrias
Com curadoria de Massayuki Yamamoto, são filmes que mergulham no universo da ficção, do suspense e do experimental. Os curtas-metragens selecionados desafiam convenções narrativas e visuais, oferecendo uma experiência multigenérica que oscila entre o onírico e o perturbador.
São obras que expandem os limites da imaginação e provocam emoções intensas, deixando marcas duradouras no espectador.
Confira, abaixo a programação completa:
SESSÃO FANTASIAS SOMBRIAS I – 19/04 20h (classificação 14 anos)
O aniversário do seu Lair
Lair está exausto. Ele não pode mais beber, sua esposa está morta e no seu aniversário de 80 anos a família careta de sua filha aparece com um bolo que ele odeia. Mal-humorado, Lair acaba discutindo com os familiares e os expulsa de sua casa. Sozinho e deprimido, ele recebe um chamado do além.
Diretor: Dácia Pinheiro; Cidade: São Bernardo do Campo/S.P.; Ano: 2022; Gênero: Ficção;Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE)
Promessa de um amor selvagem
Ao entrar de penetra em uma festa, um jovem rapaz descobre que esta será a sua última noite.
Diretor: Davi Mello; Cidade: São Paulo/SP: Ano: 2022; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Vão das almas
No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade … ”
Diretores: Edileuza Penha de Souza/ Santiago Dellape; Cidade: Brasília-DF / Cavalcante-GO; Ano: 2023; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE), Audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Farol alto
Um professor universitário tenta voltar de forma tranquila para sua casa, mas um carro misterioso e fumegante parado no estacionamento vazio possui outros planos.
Diretor: Brunno Bimbati; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2023; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Não atenda
Um rapaz sentado em sua cama, de frente para o relógio, aguarda pelo momento em que o ponteiro chegue às 6h da manhã e o telefone toque. Conforme o tique-taque avança, seu suor começa a escorrer pelo rosto e em seu olhar há um medo crescente. Ele sabe o que acontecerá se atender o telefone, mas tentará a todo custo não fazê-lo.
Diretor: Gabriel Peron de Godoy; Cidade: Jaguariúna/SP; Ano: 2024; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE)
SESSÃO CEGOS VISIONÁRIOS 1- 23/04 20h (classificação 12 anos)
Comissão de vendas
A venda, o sonho e a guerra. Porque crise é pros fracos.
Diretor: Miguel Antunes Ramos; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2016; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
Madrugada
Em uma madrugada sem fim, onde a noite nunca acaba, um grupo de catadores de soja aguardam atentamente a buzina do trem. Colocando em risco a própria vida, eles coletam grãos em trens do complexo industrial do Porto de Rio Grande, no extremo sul do Brasil.
Quando Soninho, um desses trabalhadores, desaparece, seu amigo Daniel sai em busca, explorando esses espaços industriais e se deparando com estruturas gigantescas, tornando-se ele mesmo um fantasma em meio à crise econômica e social no Brasil.
Diretores: Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa; Cidade: Rio Grande/RS; Ano: 2022; Gênero: Ficção, Documentário; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Bigbang
Chico ganha sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido seu tamanho. Face a um sistema que lhe exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.
Diretor: Carlos Segundo; Cidade: Uberlândia/MG; Ano: 2022; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras), Legenda
Chão de fábrica
1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica de São Bernardo do Campo. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo.
Diretora: Nina Kopko; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2021; Gênero: Ficção;Recursos de Acessibilidade: Não especificado
SESSÃO REXISTO I – 25/04 20h (classificação 12 anos)
Vidas cinzas
Um falso documentário sobre a atual crise social, política e econômica no Brasil, onde o governo corta as cores do Rio de Janeiro, deixando a cidade em preto e branco.
Diretor: Leonardo Martinelli; Cidade: Rio de Janeiro/RJ; Ano: 2017; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Quartas-de-Final, ou Porque Eu Decidi Torcer Contra o Brasil
Após a dolorosa eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo de 2023, torcedores de um país entristecido dão novo significado à derrota, promovendo reflexões que transformam a frustração em festa e a tristeza em alegria. Samba, cachaça e futebol pintam a paisagem de um momento cultural essencialmente brasileiro.
Diretores: Dario Lopes e Vinícius Campos; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2023; Gênero: Documentário, Experimental; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Depois da margem
Rodrigo Guimarães, diretor do curta-metragem, conviveu por mais de um ano com as crianças dos bairros periféricos de Diamantina (MG) bem como com os catadores de material reciclável que trabalhavam no Lixão (Aterro Sanitário) nos arredores de Diamantina. Esse trabalho de imersão possibilitou registrar cenas inusitadas que são capazes de expressar, ainda que minimamente, uma parte densa da realidade da vida dessas pessoas. Momentos de descontração, de brincadeira, de alegria ou do trabalho duro e inóspito captados por uma câmera que almeja trazer dignidade à vida de pessoas que estão à margem de uma sociedade que naturalizou os processos de exílio e exclusão.
Diretor: Rodrigo Guimarães; Cidade: Diamantina/MG; Ano: 2024; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE), Audiodescrição
Caquinhos
O piso de caquinho é uma invenção popular criada por operárias e trabalhadores da Cerâmica São Caetano e coloriu grande parte das casas brasileiras do século XX. Mas afinal, de quem foi a ideia? De onde ela surgiu? Caquinhos investiga esta história. É um documentário feito em forma de mosaico, que conta por meio da performance de atrizes algumas das histórias sobre as possíveis inventoras desta arte. Afinal, quem diria que a cerâmica quebrada – antes um refugo das fábricas – poderia ser ressignificada a ponto de tomar os quintais das casas de nossas avós, a ponto da peça quebrada ter se tornado mais cara que o azulejo inteiro?
Diretora: Denise Szabo; Cidade: São Caetano do Sul/SP; Ano: 2023; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Legenda
SESSÃO REXISTO II – 26/04, às 17h (classificação LIVRE)
O canto
Em ‘O Canto’, somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das ladeiras de fumo de Arapiraca. O filme apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo.
Diretoras: Isa Magalhães e lzabella Vitória; Cidade: Arapiraca/AL; Ano: 2023; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras), Legenda.
Diálogos Indígenas do Nosso Tempo
O Rio Grande do Norte foi apontado como o primeiro território invadido pelos portugueses e alguns historiadores afirmam que não há mais indígenas em sua população. Apesar de séculos de opressão, violências e apagamento histórico, somos convidados a refletir com a perspectiva indígena potiguar sobre o nosso estilo de vida contemporâneo, impactos climáticos e cultura ancestral.
Diretor: Gustavo Guedes: Cidade: Natal/RN; Ano: 2023; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
Cabeça de fogo
Diante de um cerrado cada vez mais degradado, Marta Narciso, moradora da Serra dos Pireneus, semeia palavras que nos convocam para uma conexão harmoniosa com a natureza, compreendendo seus sistemas, sons, cheiros e formas.
Diretora: Lidiana Reis; Cidade: Pirenópolis/GO; Ano: 2024; Gênero: Documentário: Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE), Audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Cinema para os mortos
No vilarejo de Barra Grande, entre aparições e desaparecimentos, os animais fazem companhia aos mortos.
Diretores: Bruno Moreno e Renato Sircilli; Cidade: Cajueiro da Praia/PI e São Paulo/SP; Ano: 2023; Gênero: Experimental; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
SESSÃO FANTASIAS SOMBRIAS II – 26/04 20h (classificação 16 anos)
Deuteronômio 22
Em um lugar pobre, distante e atemporal, a predominância da violência e da cultura do estupro faz ocorrer um milagre que levantará uma questão a respeito da doutrina de justiça, mas também sobre o ideal do livre-arbítrio.
Diretor: Érico Luz; Cidade: Caçapava/SP; Ano: 2017; Gênero: Ficção, Experimental; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
Palavra maldita
Luísa e Carol, um casal LGBTQIAPN+, enfrentam crises na relação. Em luto pela perda recente do pai e com uma mãe ausente, Luísa descobre que uma simples palavra pode transformar suas vidas, revelando um temor antes considerado apenas uma lenda.
Diretor: Jhonatas Skriven; Cidade: Fortaleza/Ceará; Ano: 2024; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE)
As filhas de Jó
Três irmãs enfrentam a perda do pai. Porém, consequências psicológicas parecem roubar a sanidade de uma delas.
Diretor: Vinícius de Araújo; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2024; Gênero: Ficção, Experimental, Terror Psicológico; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
Oração a vácuo
Um robô aspirador é conectado a um sinal de Wi-Fi misterioso e ganha consciência. Uma jornada de descoberta e autoreflexão leva o pequeno eletrodoméstico a se rebelar contra sua dona, uma jovem mentalmente instável.
Diretor: Luis Calil; Cidade: Goiânia/GO; Ano: 2024; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Cova Rasa
Duas vizinhas se unem na luta contra a violência doméstica. As rosas, com suavidade e beleza, quebram um ciclo de agressões contra uma delas.
Diretor: Hércules Gouveia; Cidade: Alfenas/MG; Ano: 2024; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE)
SESSÃO CEGOS VISIONÁRIOS II – 27/04, às 16h (classificação 12 anos)
Primeiro ato
Dois estudantes de teatro tentam convencer seus colegas a saírem da sala de aula e a se juntarem a eles nos protestos contra o desmantelamento das políticas culturais que tomam as ruas do Brasil.
Diretor: Matheus Parizi; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2019; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro
Quem foi Adelaide Carraro? Por que me desvendar é uma tarefa árdua? Tive mais de 5 milhões de livros vendidos? Uma das mais lidas no Brasil entre os anos 60 e 70. Perseguida, acusada de sensacionalista, pornográfica e autora de uma subliteratura? Onde estão meus rastros?
Diretora: Anna Zêpa: Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2021; Gênero: Documentário; Recursos de Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Expresso parador
No Rio de Janeiro, pior sistema de transporte público do mundo, Lidiane Oliveira, uma atriz negra de 30 anos, moradora de Jardim Palmares, cruza a cidade num ônibus. Ela precisa fazer um teste para uma novela, um bico de teatro infantil no shopping e ainda estrear seu espetáculo como protagonista no lado oposto da cidade. Durante a viagem, um encontro inusitado bagunça passado, presente e futuro.
Diretor: JV Santos; Cidade: Rio de Janeiro/RJ; Ano: 2023; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda
Maputo
Tatu é levado por três crianças mais velhas a acreditar que se superar certos desafios se tornará um MAPUTO, alguém com a habilidade de controlar o vento. Tatu permanece determinado a atingir essa transformação, mesmo quando as tarefas se tornam cada vez mais perigosas.
Diretor: Lucas Abra hão; Cidade: São Paulo/ ltatiba – SP; Ano: 2024; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Não especificado
SESSÃO REXISTO E CEGOS VISIONÁRIOS III – 27/04, às 19h (classificação 14 anos)
Água doce
Dois primos se reencontram depois de muito tempo para resolver questões relacionadas a uma herança conjunta: o sítio dos seus finados avós que será vendido para uma usina de cana-de-açúcar.
Diretor: Antonio Miano; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2023; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: não especificado
Aos cuidados dela
Um neto visita avó no interior de São Paulo atrás de suas receitas favoritas.
Diretor: Marcos Yoshi; Cidade: São Paulo/SP; Ano: 2020; Gênero: Híbrido (fie-doe); Recursos de Acessibilidade: Legenda
Soneca e Jupa
Jupa está passando por uma fase difícil quando é convidado por seu amigo de infância a fazer uma viagem de despedida da Kombi.
Diretor: Rodrigo R. Meireles; Cidade: Conselheiro Lafaiete, Carrancas, São Thomé das Letras – MG; Ano: 2024; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE), Audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Do tanto de telha no mundo
Leo vai a Juatama fazer uma visita inesperada à sua mãe, Cleide, que não via há muito tempo. Durante a estadia, ambos terão que lidar com antigos conflitos que ocasionaram no afastamento dessa relação. Mesmo sem saber como a mãe reagirá, Leo reúne coragem para revelar a sua real intenção em visitá-la: se despedir.
Diretor: Bruno Brasileiro; Cidade: Quixadá/Juatama – Ceará; Ano: 2023; Gênero: Ficção; Recursos de Acessibilidade: Legenda Descritiva (LSE)