Hoje as pessoas têm liberdade para se expressar e se vestir como quiserem” diz Consuelo Blocker
Influenciadora participou do evento Entre Mulheres do Villa Romana Shopping junto com a empresária Traudi Guida, fundadora da SOUQ
Centenas de pessoas ocuparam o terceiro andar do Villa Romana Shopping para acompanhar a 6° edição do Entre Mulheres, reuniu a empresária Traudi Guida, fundadora da SOUQ, e Consuelo Blocker, influenciadora e empresária. As duas falaram de suas trajetórias no universo da moda e do empreendedorismo e mostraram que é preciso manter a autenticidade e apostar na ousadia para vencer desafios que surgem diante de qualquer mulher em um mercado em constante evolução.
Filha de Constanza Pascolato e com uma história de mais de 30 anos dedicados à moda, Consuelo destacou a importância da inquietação. As mulheres precisam se reinventar e repensar constantemente seus negócios. “A concorrência é gigante. Então é essencial descobrir o que torna o seu negócio único. É isso que fará as pessoas lembrarem de você”,. Ela também enfatizou que a coragem é um fator essencial para quem deseja empreender.
Traudi reforçou a importância do conhecimento e da pesquisa de mercado. “Você precisa saber do que gosta, o que é bom e entender o mercado antes de começar. A disputa pelo gosto das pessoas é enorme, então estar bem informado faz toda a diferença. Eu mesma acompanho tudo o que está acontecendo – sei até o que a Anitta canta – porque trabalho com comportamento, e isso faz parte”.
Novas tendências, como a valorização da sustentabilidade na moda, também foram tema do talk. “A sustentabilidade é um desafio grande e importante. Mas quando não é viável economicamente, torna-se difícil de alcançar. Muitas vezes, o sustentável é mais caro, e isso exige um compromisso de todos nós, de fazer um consumo mais consciente”, diz Consuelo. Traudi complementou dizendo que a SOUQ começou com pequenas ações e seguiu em busca de uma cultura organizacional que valorizasse essa característica. “Não é fácil ou barato ser sustentável. Mas estamos caminhando para isso. Começamos com pequenas iniciativas no dia-a-dia do escritório e depois avançamos para outras áreas. Não é algo rápido ou simples de se fazer”.
Consuelo e Traudi também falaram sobre as transformações impulsionadas pela tecnologia. Redes sociais descentralizaram o poder de influência na moda. “Antigamente, as passarelas ditavam as tendências e influenciavam diretamente o comportamento do consumidor. Hoje, com as redes sociais, o poder de influência se democratizou. As tendências não são mais impostas de cima para baixo. Elas surgem de forma orgânica”, explica Consuelo. Ela também destacou que a velocidade com que as novidades surgem e se espalham nunca foi tão grande. “Hoje as pessoas têm liberdade para se expressar e se vestir como quiserem”.
Além do bate-papo, a fall winter 2025 trouxe para a passarela coleções exclusivas de marcas renomadas, como Le Lis, Versace Jeans Couture e Just Cavalli por Maison The Gallery, Shoulder e SOUQ. Durante o desfile, Traudi e Consuelo comentaram as peças apresentadas, destacando tendências e reforçando a importância de adaptar as novidades da moda ao estilo pessoal e investir em peças atemporais. Consuelo ainda ressaltou como a moda reflete personalidade e como pequenos detalhes fazem a diferença na construção de um look marcante.
Por Maristela Brittes
Colunista