SOLIDARIEDADE: BIANCA MELO – A ATLETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL DE ESCALADA PODE NÃO PARTICIPAR DE PROVAS POR FALTA DE PATROCÍNIO

Bianca Melo, de 14 anos, faz parte da Seleção Brasileira Juvenil de Escalada na categoria Sub-15. Apesar do ótimo desempenho nas modalidades Guiada e Boulder, ela ainda não pode participar de competições internacionais, pois a idade mínima é 15 anos. Porém, Bianca precisa obter seus melhores resultados nas competições regionais e nacionais para se classificar e se manter na Seleção em 2026. A partir de 2026, ela poderá incluir na agenda os campeonatos internacionais, representando o Brasil nos mundiais juvenil e estará apta a receber a Bolsa Atleta do Governo Federal.
Infelizmente a atleta não poderá participar nos dias 21 e 22 de fevereiro, de um Festival de Escalada Indoor – é o Fábrica Open de Escalada, em São Paulo, que contaria pontos e manteria Bianca ativa na preparação para a Copa Brasil, que vai ser disputada em 5 etapas, a partir de abril e para o Campeonato Brasileiro, disputado em julho – por falta de patrocínio.
A Escalada se tornou esporte olímpico nos Jogos de Tóquio, com três modalidades – Boulder, Lead ou Guiada e Velocidade”, lembra Natália Iannarelli, mãe de Bianca. O Boulder é uma Escalada de até 4 metros de altura, onde o atleta precisa solucionar o problema (rota), atingindo o top dentro do tempo. A Guiada ou Lead é uma Escalada de aproximadamente 15 metros de altura, onde o atleta, além de chegar ao top da rota dentro do tempo estipulado, também precisa ir clipando a corda nos equipamentos de segurança, e os movimentos de podem atingir extrema dificuldade física e técnica. A escalada de Velocidade é uma rota já fixamente estabelecida, onde o atleta precisa chegar ao topo em menos tempo possível e os movimentos de Escalada podem atingir extrema dificuldade física e técnica. Natália conta que Bianca começou cedo a fazer escaladas, junto com os pais e que a paixão, antes era por ambientes externos. Com o tempo, Bianca foi migrando para os ginásios. O pai, Igor Melo, revela que “quando ela tinha 2 anos, pedia para colocar a chupeta nas agarras para poder buscar lá nas alturas e com isso, se apaixonou pela Escalada desde bem pequena”.
Ela acompanhava os pais nas viagens de Escaladas pelo país e, aos 7 anos estreou no mundo das competições, tirando o 2° lugar, no Campeonato Brasileiro de Dificuldade, em 2018 e ficando em 1º lugar, em 2019. Retornou às competições após a pandemia em 2022, já no final da temporada, quando ganhou o título de vice-campeã no ranking catarinense de Boulder por não ter participado de todas as etapas. Em 2023, por incentivo de atletas e familiares, Bianca decidiu correr o Circuito completo Regional e Nacional, conquistando os títulos de Campeã Catarinense de 2023, se tornando assim Bicampeã Brasileira.
Bianca já tem no currículo vários títulos: 2 vezes Campeã Brasileira, 2 vezes Vice-campeã Brasileira, 2 vezes Campeã Mineira, 12 vezes Campeã Catarinense, Campeã Catarinense de 2023 e 2024 Sub-14 e Campeã Catarinense Juvenil Geral de 2024, 6 vezes Campeã Copa Brasil. Como não tem bolsa atleta e nem patrocinador fixo para bancar os custos de viagens para os campeonatos, a família se une como pode para ajudar, até hoje Bianca compete com o apoio da família e amigos fazendo rifas para custear as despesas das competições. A mãe garante que vale muito realizar o sonho da filha, pois Bianca além de dedicada ao esporte, é uma menina estudiosa e “se não tem nota boa, não tem participação nos campeonatos”. Para Bianca “a escalada é uma lição de vida, que a une às pessoas, a ensina e a motiva a persistir em algo que ela queira de verdade”. Escalando, ela se sente viva, completa e não menos importante por ser criança.

Ajude a Bianca a seguir no esporte que ela ama: https://www.vakinha.com.br/5344097

 

 

 

 

Por Maristela Brittes

Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *