
A estação é marcada pelas altas temperatura, que acabam levando às pessoas a balneários e piscinas e à exposição dos cabelos ao sol à água com cloro
O verão é uma estação em que em um mesmo dia podem ocorrer chuvas torrenciais seguidas de sol intenso e muito calor. E é justamente o calor que leva as pessoas a procurarem clubes e balneários para se refrescarem. Entretanto, a combinação de exposição ao sol e à água, muitas vezes com cloro e outros produtos químicos, pode danificar os cabelos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para proteger os fios e o couro cabeludo.
Sócia-proprietária do Spa Déia, a terapeuta capilar Luciana Godoy afirma que um cuidado básico é usar chapéu ou boné para proteger do sol e leave-in com protetor solar. O leave-in é um produto capilar sem enxágue que pode ser aplicado nos cabelos após a lavagem. Ele pode ter diversas funções, como hidratar, proteger os fios e controlar o frizz. O produto pode ter diferentes texturas, como sérum, creme, líquido, spray ou mousse.
Pode ser aplicado nos cabelos secos ou após a lavagem, a dois dedos de distância da raiz. Se o cabelo for muito longo, deve-se aplicar o produto aos poucos para evitar a sensação de fios pesados. No caso do leave-in com filtro solar, protege dos danos causados pelos raios solares. Pode ter também proteção térmica, para resguardar os fios do calor do secador e da prancha de cabelo.
Além do sol, o cloro e outros produtos químicos que são utilizados para tratar a água da piscina podem danificar os cabelos. A terapeuta capilar orienta que uma maneira de proteger os fios e o couro cabeludo é molhar os cabelos, aplicar um leave-in hidratante e fazer um coque antes de entrar na piscina. “Essa dica é importante principalmente para os cabelos louros”.
Mas, não são apenas os cabelos loiros que sofrem os impactos dos resíduos da água, na verdade todos os cabelos tingidos e com outras químicas merecem cuidados extras, já que eles passam por mais desgaste na haste capilar.
“Neste caso, é importante utilizar também uma boa máscara de hidratação. Ela deve ser aplicada, em média, de uma a três vezes por semana, após a lavagem com o xampu. Deve-se aplicar nos cabelos, deixar agir por alguns minutos e enxaguar. Pode ou não usar condicionador depois da máscara”, orienta Luciana Godoy.
A máscara de hidratação repõe a umidade perdida dos fios, melhora a elasticidade, suaviza a textura, proporciona um aspecto mais saudável, fortalece e protege as cutículas e combate o ressecamento. Mas, atenção! O uso excessivo pode causar um efeito contrário ao desejado.
Outra atenção que se deve ter na hora de cuidar dos cabelos é a periodicidade da lavagem. A terapeuta capilar alerta que nesse caso pode variar, dependendo de fatores que influenciam a frequência de lavagem, como tipo de cabelo, estilo de vida, preferências pessoais, produção de gordura e suor do couro cabeludo.
Os cabelos oleosos podem ser lavados com mais frequência, diariamente ou a cada dois dias. Já os ressecados devem ser lavados de uma a três vezes por semana. É importante observar como o couro cabeludo e os fios reagem e ajustar a frequência de acordo com as necessidades individuais. “Use água fria ou morna, evite esfregar o couro cabeludo com as unhas e use produtos sem agentes nocivos”, destaca Luciana Godoy.
*Tratamentos e produtos*
Se os cuidados não adequados não foram adotados e os cabelos ficaram danificados, existem produtos e tratamentos para cuidar e recuperar os fios. O tratamento defrizante tem como foco o controle do frizz e a blindagem natural dos fios, sem alterar a estrutura capilar. Proporciona ação de limpeza e leve refrescância no couro cabeludo. Revitaliza, fortalece, protege e restaura o brilho e a elasticidade dos fios, reparando danos causados por processos químicos, térmicos, mecânicos e pelo meio ambiente.
Entre os produtos para tratar os cabelos danificados pelo verão, a terapeuta capilar indica a Proteína, um creme formulado para nutrir, reparar e proteger todos os tipos de cabelo. Contém queratina hidrolisada, que controla o frizz; proteína de trigo, que reduz a porosidade; e pantenol, hidratante de longa duração. Usar antes das lavagens. Pode usar antes dos treinos, assim os benefícios se potencializam com a ação do calor.
Para quem tem cabelos encaracolados ou crespos, os finalizadores são uma excelente opção para se livrar do frizz e modelar os cachos. Luciana Godoy recomenda o Ative, um finalizador composto por proteína do arroz, óleo de amêndoa doce, proteína da soja e extratos de algas. Proporciona movimento suave para cabelos mais lisos e define os cachos.
Outro finalizador é o Defrizz, que conta em sua composição com óleo de uva, óleo de amêndoa doce e proteína do arroz. Não só nutre os fios, mas também alinha as cutículas proporcionando um cabelo mais suave e com menos frizz.
*Serviço*
Sugestão de pauta
Cuidados e tratamentos para proteger os cabelos no verão
Fontes: Terapeuta capilar Luciana Godoy, sócia do Spa Déia e Renata
*Assessoria de imprensa*
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256
@palavracomunicacao
FOTOS
Foto 1 – Terapeuta capilar Luciana Godoy, sócia do Spa Déia e Renata
Foto 2 – O tratamento defrizante revitaliza, fortalece, protege e restaura o brilho e a elasticidade dos fios
Foto 3 – A Proteína deve ser aplicada antes de lavar os cabelos, após a exposição ao sol e água com resíduos químicos
Foto 4 – O creme modelador Ative é um finalizador excelente para livrar os cabelos do frizz e modelar os cachos