Nesta sexta (17), projeto “Arte Viva Arte – Intervenções Artísticas” tem atrações para todas as idades, em São José

Programação totalmente gratuita vai até o dia 20 de fevereiro, com atividades em várias regiões da cidade. Objetivo é democratizar o acesso à cultura

Nesta sexta (17), o projeto “Arte Viva Arte – Intervenções Artísticas”, da Cia Teatro da Cidade, oferece uma programação intensa de atrações artísticas gratuitas para atender públicos de todas as idades, em São José dos Campos.

A ideia é usar teatro, música, dança e arte para intervir no cotidiano da população, fortalecer a identidade cultural local e, principalmente, democratizar o acesso à cultura.

A programação começa às 9h, na casa do idoso leste, com uma vivência artística, cênica, de movimento e criação coletiva, destinada principalmente para pessoas da terceira idade. Depois, às 10h, a atração é a “Sinopse Revirante”, um cortejo circense, no calçadão da rua 7 de setembro, que promete envolver todos que estiverem passando pelo local.

Às 11h30 é a vez de Saltimbembe Mambembancos, um espetáculo brincante que vai divertir toda a família, na Praça Afonso Pena. Para garantir a acessibilidade, a apresentação vai contar com tradução simultânea em língua brasileira de sinais (libras).

E, para encerrar esse dia de programação intensa, acontece mais uma vivência artística de criação coletiva e movimento, no pátio do Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29), aberto a todos.

O projeto, que tem programação até o dia 20 de fevereiro, é financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (edital LPG006/FCCR/2024).

Não fique de fora. Participe!

Confira, abaixo a sinopse de cada atração:

17.01, às 10h – Rua 7 de Setembro – Centro

“SINOPSE REVIRANTE”- cortejo circense – (classificação livre)

Senhoras e senhores, se preparem para dar boas risadas e dançar muito com este cortejo coordenado pela Cia Suno. Para compor o elenco, a companhia convidou artistas de várias vertentes, que tenham representatividade no universo cultural brasileiro. O grupo demonstra diversas habilidades circenses com música ao vivo. São elas, acrobacias em dupla, equilibrismo, malabarismo, contorcionismo. E tudo com um toque de humor.

17.01, às 11h30 – Praça Afonso Pena, Centro

“SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS” (classificação livre)

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA EM LIBRAS

Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Grupo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que viajam, de cidade em cidade, vivendo de sua arte.

17.01, às 9h – Casa do Idoso Leste

17h30 – Pátio do Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29)

“IMPROVISAÇÃO PARA CORPOS VÍVIDOS” – (classificação livre)

Vivência artística, cênica, de movimento e criação coletiva, destinada principalmente para pessoas da terceira idade, mas aberta a todos. Conduzida por um bailarino improvisador e dois músicos, é um convite para a dança, para o mover, para a expressão, seja observando o que acontece, seja participando e tomando parte nas proposições e dinâmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *