Opções de pousadas charmosas em Socorro (SP) para aproveitar as férias

A cidade considerada “Capital da Aventura” também tem diversos roteiros para quem gosta de viajar e descobrir aquele artesanato exclusivo, degustar cachaça premiada e fazer passeios em fazendas e sítios

A cidade de Socorro, no interior de São Paulo e conhecida como a “Capital da Aventura”, vai além das atividades cheias de adrenalina. A cidade oferece aos seus visitantes, diversos roteiros com vivências ao ar livre e experiências únicas em seus diversos caminhos turísticos. Ao total são doze que abrigam uma vasta hotelaria com pousadas charmosas e aconchegantes, parques, restaurantes, ateliês, cachaçarias, fazendas e pesqueiros.

Desbravando os Caminhos Turísticos de Socorro:

Caminho Turístico do Rio do Peixe, é o mais conhecido e onde se concentram as bases para realização de rafting e outras atividades de aventura. Mas, é também onde está localizado o Pesqueiro Nenê Oliani, que além dos tanques para se pescar, tem um delicioso restaurante. É neste Caminho que fica também a Gruta do Anjo, o Mirante da Cachoeira Central, Cachaçaria Santo Mé e os restaurantes Lago Bistrô & Lounge e Nascentes.

Caminho Turístico dos Pereiras: Parada obrigatória para quem gosta de uma boa cachaça e, ainda mais as premiadas, é o Alambique Pioneira. A cachaça Dom João com prêmio Ouro é uma das diversas opções de bebidas do alambique, que também produz licores e outros derivados de cana de açúcar. O Restaurante/Pesqueiro Recanto das Águas mais conhecido como Pesqueiro dos Pereiras é uma alternativa para a pesca de lazer com um restaurante sobre um píer. Seguindo o caminho até o topo, chega-se ao Pico da Cascavel com uma deslumbrante vista para a cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira.

Caminho Turístico da Usina: Permeando as margens do Rio do Peixe, este caminho leva às diversas trilhas e cachoeiras. A natureza é deslumbrante e as trilhas podem ser percorridas a pé, Moutain bike ou moto. Também neste caminho há bases e parques que oferecem várias atividades.

Caminho Turístico Pedra Bela Vista e Serrote: Para voltar no tempo, é neste caminho que está localizada a Fazenda 7 Senhoras, uma antiga fazenda de café com mais de 100 anos

de história. Atualmente, está aberta para visita guiada, passando pela plantação, pelo beneficiamento e pela degustação. Seguindo em frente, sentido ao Hotel Fazenda Colina dos Sonhos há um mirante de onde se vê as serras de Minas Gerais e no meio do caminho há uma capelinha que divide os dois estados: SP e MG. Do outro lado do percurso, a estrada leva para o Mirante Pedra Bela Vista de onde se aprecia o Por do Sol.

Caminho Turístico das Lavras de Baixo: É neste caminho que fica o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, onde é possível visitar os animais da fazenda, ordenhar vaca e realizar diversas atividades.

Caminho Turístico do Saltinho: No hotel Recanto da Cachoeira tem restaurante com vista para cachoeira e a Vinheria Le Coq para quem gosta de apreciar um bom vinho ouvindo o som da cachoeira ou apreciando um céu estrelado.

Caminho Turístico do Oratório: Trilhas perfeitas para se fazer off road com a empresa Camptraining e Ora Road e apreciar os diversos queijos com a Maria dos Queijos e Doces de Minas

Caminho Turístico da Pompeia: Para degustar deliciosos cafés caipira, cachaça e cerveja, este é o roteiro. No Rancho Pompeia Café Caipira há deliciosos bolos, doces, queijos tudo feito no local com produtos que vem da terra do rancho. Já no Empório Nono Alpi, além de restaurante, tem alambique com diversos tipos de cachaças: da branquinha a mais licorosa e a premiada Bálsamo. Também é possível degustar e levar para casa, vinhos produzidos no local com as castas de uvas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, entre outras. Já para os fãs da cerveja, vale uma parada na Loja Premium Ecobier, ao lado da unidade fabril. E, para voltar no tempo, que tal uma foto na Maria Fumaça? É neste roteiro que está exposto um exemplar original do trem que percorria a linhas férreas da mogiana nos tempos áureos da cafeicultura.

Caminho Turístico Mirante do Cristo: A subida faz parte do roteiro para quem vai para Socorro. Do alto se vê a cidade em 360 graus e os turistas podem ainda fazer compras no Empório do Mirante que reúne uma variedade de itens dos produtores locais como café, cachaça, doces caseiros, queijos, cervejas e peças de artesanato.

Caminho Rodovias Capitão Barduíno e Octavio de Oliveira Santos

Além dos caminhos turísticos, assim que o turista atravessa o portal da cidade e ao longo da rodovia há pontos turísticos e gastronômicos que merecem uma visita como a Cervejaria Artesanal Quinta do Malte, que além da degustação tem espaço para almoço. O Jardim Moda Shopping e a Feira Permanente de Malhas são dois centros de compras com preços acessíveis.

Próximo desses centros têm o Horto Florestal e o Espaço do Artesanato, onde se concentram as obras criadas pelos artistas da cidade e são vendidas para os turistas. Um dos destaques do artesanato local é a renda Nhanduti, que em tupi guarani significa teia de aranha, e considerado patrimônio imemorável de Socorro.

Indo em direção de Lindóia, chega-se no Centro de Lazer Pituá que possui um grande lago para pesca e restaurante com música ao vivo e o aeródromo.

Além do portal de entrada tem o Trilha Café com degustação de cerveja, cafés e deliciosos sanduíches com receitas exclusivas. Fora de estrada, pode-se e conhecer locais no entorno na cidade, como o Atelier Terra e Arte onde há uma variedade de peças em cerâmicas exclusivas, além da cachoeira da Camanducaia do Meio e o Saint Sunset Bar para curtir um final de tarde relaxante em meio à natureza exuberante da cidade.

Caminho bairro do Livramento

Para quem segue sentido Lindóia e Serra Negra precisa fazer parada obrigatória no Empório São Luiz, onde tem a tradicional paçoca de pilão da cidade feita no monjolo e o delicioso fubá de Mó no moinho de pedra. No local tem também outros itens artesanais, tais como, mel, queijos, doces, cachaças, pimentas em conserva, farinha de milho e vinhos.

Onde ficar:

Socorro possui uma vasta rede de pousadas que servem café da manhã e são ideais para aqueles turistas que querem seguir pelos diversos roteiros sem pressa. Há pousadas no centro da cidade e outras mais distantes entre os caminhos turísticos e zonas rurais.

Pousada Encantos de Socorro
Pousada Gruta do Anjo
Pousada Igarapé
Pousada Mirante dos Adelphos
Pousada Pompeia
Pousada Recanto do Amanhecer
Pousada Sons do Silêncio
Pousada Vale das Orquídeas
Villa Ayê Pousada Botique Petfriendly
Além das pousadas, Socorro oferece boa infraestrutura de campings; Camping Boaretto – Vale das Pedras, Camping Valle das Águas.

Informações ASTUR (Associação do Turismo) sobre os locais citados entre no site: www.socorro.tur.br

Imprensa: A3 Comunicação @a3_comunicacao | whatsapp: 11 – 988923563

Maria Helena Antoniadis – jornalista e ass. de imprensa| mariahelena@a3comunicacao.com.br

Imagem removida pelo remetente. Centro de Lazer Pitauá – lago pescaImagem removida pelo remetente. Cachoeira Saint SunsetImagem removida pelo remetente. Pousada Igarapé
Visualizar todas as imagens em alta resolução

vírus.www.avast.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *