Peça leva o público a uma reflexão profunda sobre a natureza do trabalho e sua transformação ao longo do tempo, destacando seus dilemas e complexidades
O Teatro Marcelo Denny recebe, neste sábado (11), a peça “Ópera Febril”, um grande sucesso da Cia do Trailer.
A apresentação integra um projeto de circulação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A classificação é 12 anos e os ingressos (gratuitos) devem ser retirados uma hora antes da apresentação.
O Teatro Marcelo Denny fica na Rua Eliza Costa dos Santos, nº 154, no Jardim São Dimas, região central de São José dos Campos.
Sinopse
Aprofundando os experimentos em teatro documentário, associados ao interesse de debater as condições sócio-históricas da cidade de São José dos Campos em sua interconexão com as estruturas sociais, o grupo investigou o desenvolvimento da fábrica Tecelagem Parahyba na cidade, a partir das condições dos trabalhadores.
Para tanto, leituras filosóficas, como as do filósofo coreano radicado na Alemanha Byung Chul-Han sobre a sociedade contemporânea, promovem um pano de fundo para a discussão performática e documental que enlaçam o local e o global, o passado e o presente, e a permanente exploração dos trabalhadores.
O espetáculo mergulha na essência do trabalho, desde a sociedade fabril até os dias atuais, explorando suas nuances e desafios contemporâneos.
A encenação nos transporta por dois momentos cruciais na evolução da exploração do trabalho para aqueles que não detém os meios de produção. Primeiramente, somos levados ao cerne da fábrica, uma instituição que simboliza condições de trabalho dúbias, com alta demanda de produtividade e poucas seguridades, além de um sistema opressivo.
Em outro momento, questiona-se a ideia dissimuladamente libertária do “patrão de si mesmo”, onde a voz interna do trabalhador o persuade a se entregar totalmente ao trabalho, sacrificando seu bem mais precioso: o tempo.
Ópera Febril é uma reflexão intensa sobre a natureza do trabalho e sua transformação ao longo do tempo, destacando os dilemas e as complexidades que permeiam nossa relação com o labor. Imperdível!
“Ópera Febril” (classificação: 12 anos)
Cia do Trailler – Teatro em Movimento (São José dos Campos)
Local: Teatro Marcelo Denny (Rua Eliza Costa dos Santos, nº 154, no Jardim São Dimas)
Hora: 21h
Ingressos: gratuitos que devem ser retirados uma hora antes da apresentação
Assessoria de imprensa – Eliane Mendonça (12 98889-6514)