A associação INVOZ – lntegrando Vozes do Futuro encerra 2024 reafirmando o compromisso em incentivar a educação, o empreendedorismo e a inovação, bem como a preservação da cultura aeroespacial. Foram realizados eventos, lançamentos de livros, parcerias e ações que resultaram em reconhecimentos com homenagens ao longo deste ano.
O ano começou com o INVOZ lançando o site Ozires Silva, no qual descreve toda a trajetória, o trabalho de sucesso e pensamentos do homem que mudou a história industrial do Brasil, além de conquistar o mundo com a implantação da Embraer no cenário da indústria aeronáutica. (https://oziressilva.com.br/).
Após meses de preparação e período de inscrições, em maio foi realizado o V Congresso INVOZ de Educação com o tema “Sonhar e Realizar”, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Formação do Educador – CEFE em São José dos Campos. Nos dois dias de congresso, foi possível conhecer projetos e pessoas que ousaram sonhar e que realizaram em prol da educação.
No primeiro dia, logo na abertura foi realizada uma homenagem: a entrega do “Troféu INVOZ Personalidade Aeroespacial 2024”, uma novidade deste ano no evento, para Fernando de Mendonça, um dos pioneiros no desenvolvimento da pesquisa aeroespacial. Com uma carreira premiadíssima, ele foi fundador do INPE e fez parte da Força Aérea Brasileira.
Os debates reuniram nomes como: Edna Borges, da Manaka Educação; o gari e escritor do livro Comportamento que te salva, Valdecir Boareto; Dr. Richard Lucht, CEO da EduSpace – Inteligência Educacional e professor do ITA; Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna; Thiago Pavan, coordenador de Itinerários Formativos e Olimpíadas Científicas do Poliedro Colégio SJC; Secretária de Educação de São Bernardo do Campos, Silvia Donini; Secretário de Educação de São José dos Campos, Jhonis Santos; Wisley Pereira, Gerente de Educação da Rede SESI Nacional; Professor Dr. Arnaldo Clemente, gerente de Projetos e Produtos Opencad MathWorks; Nilton Sérgio Joaquim, presidente do Torneio Brasil de Robótica e Nuricel Villalonga, do Instituto Alpha Lumen.
As outras novidades do Congresso de Educação foram: o Desafio INVOZ para alunos, o Troféu Ozires Silva para professores e o Circuito Steam.
O Desafio INVOZ entregou medalhas aos alunos vencedores que enviaram vídeos sobre personalidades que fizeram diferença para a cultura e educação.
O Troféu Ozires Silva foi entregue para professores que fizeram a diferença na educação em projetos escolares realizados em 2023. (Https://invoz.org/congresso/conhecam-os-vencedores-do-desafio-invoz-e-trofeu-ozires-silva/)
O Circuito STEAM mostrou a parte prática de um ensino com qualidade aliado a tecnologia. Cerca de 1.200 visitantes, entre alunos e professores de escolas municipais e público em geral, passaram pelos estandes, pelas oficinas do circuito STEAM, laboratório de Robótica e simulador de voo. O evento contou com a visitação de jovens das comunidades Afago e Capão Redondo, da cidade de São Paulo.
Participações
Neste ano, em agosto, representantes do INVOZ participaram de dois eventos importantes, um mundialmente e outro regionalmente. A associação INVOZ marcou presença no maior evento da aviação de negócios da América Latina. José Eduardo Costas, associado e líder do grupo da Aviação Regional do INVOZ, participou do debate sobre a Aviação Regional. Ele esteve ao lado de representantes da Azul Conecta e da ANAC.
Já o evento regional teve a participação do INVOZ em setembro, na Expo ISA, em Lorena. Com a intermediação da associação, o evento contou com uma palestra do renomado designer Hans Donner. Além disso, o INVOZ teve um estande para divulgar seus livros e projetos, inclusive o Portal da Inovação e Sustentabilidade do Vale do Paraíba, que vem despertando grande interesse da sociedade.
Neste ano também o INVOZ fechou uma parceria com a ASSECRE, Associação das Empresas do Vale do Paraíba, para impulsionar o empreendedorismo e inovação nas indústrias.
Homenagens
Ozires Silva recebeu em junho a Medalha Montenegro, concedida pelo ITA. A cerimônia foi realizada no ITA/DCTA, e a filha de Ozires, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, representou o pai no evento para o recebimento da medalha. O prêmio é concedido anualmente a iteanos que deram grandes contribuições para o Brasil e para o mundo.
Em outubro, o presidente de honra do INVOZ, Manoel de Oliveira, que também ajudou Ozires Silva na Embraer, atuando no financeiro da empresa e sendo um dos responsáveis pelo processo de privatização, recebeu em cerimônia no DCTA a mais alta honraria da FAB: a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico. O evento também foi em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
No começo de dezembro, o INVOZ recebeu o Prêmio Honors and Awards, no Clube Hípico de Guaratinguetá, cuja cerimônia foi organizada pela ISA VALE. A entidade entregou o troféu ao representante Manuel de Oliveira, em reconhecimento aos trabalhos realizados para o desenvolvimento do empreendedorismo, educação e preservação da cultura aeroespacial, e também foi um agradecimento da ISA VALE ao apoio dado pelo INVOZ, que intermediou a vinda de Hans Donner para o evento VI Expo ISA Vale, realizado em setembro de 2024.
Livros
A associação INVOZ lançou neste ano dois livros importantes para a preservação da história e da cultura aeroespacial brasileira, por meio da Somos Editora. Foram eles: Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer e SAGA – do 14-bis à criação da Embraer.
O livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer foi lançado em março, no IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço, no DCTA, em São José dos Campos. A obra foi escrita por Manoel de Oliveira, Emílio Matsuo, Fúlvio Delicato, Kleber Grasso e Edison Henriques Junior. O livro reúne reflexões de cinco amigos e associados do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, profissionais de excelência do setor aeroespacial e ex-funcionários da Embraer, que juntos fizeram parte da história da empresa brasileira de aeronaves que ganhou o mundo.
O livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, teve o texto e a pesquisa do jornalista Rui Gonçalves Barbosa, um apaixonado por aviação e que também é associado e Diretor de Cultura do INVOZ. Lançado em São José dos Campos na Associação dos Pioneiros da Embraer, o livro revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira inédita. Ele celebra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país.
“Nós do INVOZ, nos sentimos honrados em levar para o Brasil e para o mundo o legado de Ozires Silva, em cada ação que participamos ou desenvolvemos. Já estamos finalizando o nosso planejamento para 2025 e para o Congresso INVOZ de Educação, que será realizado em 2026. Desenvolvemos tantas ações institucionais voltadas para a aviação quanto ações sociais, como o Projeto Meu Primeiro Computador, realizado durante o ano todo, que arrecada computadores para alunos com vulnerabilidade financeira. E para empresas que queiram colaborar com nossos projetos em 2025, estamos abertos para parcerias”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente executiva da INVOZ.