Curta-metragem “As Raízes da LGBTfobia no Brasil” estreia na segunda (16) em São José

Documentário dirigido pelo cineasta Alexsandro Stenico, com realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, propõe um diálogo crítico e reflexivo sobre discriminação e preconceito; lançamento no Cine Teatro será aberto ao público.

 

O curta-metragem “As Raízes da LGBTfobia no Brasil” será lançado, no próximo dia 16 (segunda-feira), às 19h, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva, em São José dos Campos. Dirigido pelo cineasta Alexsandro Stenico, o documentário é um importante instrumento educativo e de conscientização para desconstruir preconceitos e fomentar mudanças sociais. A exibição do filme será seguida de roda de conversa com a equipe.

A escolha do tema, segundo o diretor, foi motivada pela necessidade urgente de compreender e expor os fatores históricos, culturais e sociais que sustentam a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ no país. “O Brasil, apesar de avanços legais e sociais, ainda ocupa posições alarmantes em índices de violência e preconceito contra pessoas LGBTQIA+”, ressalta.

Segundo dados recentes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), o Brasil registrou mais de 33 mil violações contra pessoas LGBTQIA+
somente no primeiro semestre de 2024. Até maio, o estado que teve mais registros foi São Paulo.

O curta-metragem foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) – lei federal que destina recursos para o setor cultural do Brasil. Realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos. O documentário, de 27 minutos, tem classificação para maiores de 18 anos e tradução em Libras.

ALMA & VOZ – A cantora joseense Guia, artista negra e não-binária, foi convidada para dar voz ao documentário expondo a realidade do seu dia a dia. “Guia utiliza sua arte como uma poderosa ferramenta política em defesa da comunidade. Sua representatividade e engajamento reforçam a conexão entre a narrativa do documentário e a luta por diversidade e inclusão”, diz Stenico.

O curta, acrescenta o cineasta, aborda questões como colonialismo, influência religiosa, conservadorismo político e perpetuação de estereótipos. “A intenção é promover um diálogo crítico e reflexivo sobre como essas raízes impactam a sociedade contemporânea.”

O documentário é enriquecido por importantes entrevistas e análises, com a participação do médico psiquiatra Alexandre Saadeh, coordenador do AMTIGOS; Bruniely Lemos, ativista e presidente da Associação Transbordamos; Jovino Rezende Neto, cooperador da Paróquia São José; Márcio Araújo, ativista social; e
Renan Quinalha, professor de Direito da Unifesp e coordenador do Núcleo TransUnifesp (NTU).

Para o diretor Alexsandro Stenico, o filme é um convite para olharmos para essa realidade com sensibilidade e comprometimento. “Combater a LGBTfobia não é apenas uma luta da comunidade LGBTQIA+, mas de todos que desejam um mundo mais justo e inclusivo. A mudança começa com educação, respeito e a coragem de confrontar preconceitos, onde quer que eles se manifestem”, finaliza.

BASTIDORES – Direção: Alexsandro Stenico; Produção Executiva: Fabiana Carvalho e Tatiana Baruel; Roteiro: Leon Tru (A.BR.A.) e Alexsandro Stenico; Apresentação: Guia; Direção de Fotografia: Henrique Avari; Direção de Produção: Juliana Galvão; Som Direto: Douglas Bernardes e Samuel Sgarbi; Assistente de Fotografia: Douglas Bernardes e Samuel Sgarbi; Montagem e Edição de Som: Carolina Maris; Colorização: Bruno Rocha; Animação e Finalização: Bruno Carvalho.

SERVIÇO
Lançamento do Documentário
“As Raízes da LGBTfobia no Brasil”
Data: 16 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Cine Teatro Benedito Alves da Silva, à Rua Rui Dória, número 935, Centro de São José dos Campos/SP
Informações: @asraizesdalgbtfobianobrasil (insta)
Classificação: maiores de 18 anos
Entrada gratuita

FOTOS/DIVULGAÇÃO
Cantora joseense Guia dá voz ao documentário revelando sua luta diária contra a LGBTfobia
Cineasta Alexsandro Stenico, diretor do curta-metragem
Gravações do curta “As Raízes da LGBTfobia no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *