A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, em parceria com o Programa Práticas e Técnicas em Artes Cênicas (PTAC), iniciativa do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), realizou em Mogi das Cruzes, o curso de capacitação profissional gratuita em quatro segmentos técnicos das artes cênicas. A formatura dos alunos participantes aconteceu nesta quarta-feira, dia 23, no Centro Cultural Mogi das Cruzes, Sala Wilma Ramos.
O Programa que foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes teve 623 inscritos, dos quais 80 foram selecionados para participar dos cursos em produção cultural, técnicas de luz, técnicas de palco e técnicas de som. O perfil dos alunos
reflete a diversidade da comunidade local: 48% são mulheres ou pessoas transgênero, 42% se declaram negros ou pardos, e 62% possuem renda familiar de até R$ 2 mil por pessoa.
Ao final do programa, 52 alunos concluíram a formação, cumprindo com as regras de presença em 80% das aulas e 40 horas comprovadas de estágio e estão aptos a receber o registro profissional (DRT) para atuação nas áreas das artes cênicas. Eles também passam a integrar o PTAC Continuado, uma rede de fortalecimento desses novos profissionais, criada pelo ITB para apoiar seus ex-alunos.
“Acreditamos que é fundamental atuarmos com ações práticas e de geração de impacto para a transformação social e o desenvolvimento econômico das comunidades onde atuamos. Por isso, apoiamos iniciativas como o PTAC, que democratizam e ampliam o acesso à educação, cidadania e ao setor cultural”, afirma Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
Além dos cursos, a parceria também permitiu a ativação de uma rede de equipamentos culturais locais, como o Theatro Vasques, o Museu Expedicionários Mogianos e o Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Essa integração proporciona aos alunos o contato com diferentes realidades do trabalho nas artes cênicas.
O PTAC é o maior programa profissionalizante e gratuito para técnico nas artes cênicas realizado no Brasil. A iniciativa do ITB visa formar profissionais qualificados para o setor criativo, que hoje emprega 7,4 milhões de pessoas em 130 mil empresas no país.
Histórico e impacto
O PTAC é um programa que está diretamente ligado a missão do ITB, que tem entre outras premissas a democratização do acesso às artes cênicas. O programa de educação não-formal é realizado nas mais diversas regiões do país, privilegiando um diálogo ético com a produção local, a multidisciplinaridade e aulas conduzidas e conceituadas por um corpo pedagógico de relevância regional e nacional.
Ele surgiu como uma resposta a percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a uma grande demanda do setor cultural por esses profissionais.
O projeto começou em 2022 e abarcou três cidades: Ipatinga (MG), São Paulo (SP) e Petrolina (PE), e atraiu cerca de mil inscritos para 240 vagas. Em 2023, a oferta mais que dobrou, e o instituto levou o programa para sete cidades: Paracatu (MG), Taubaté (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luiz (MA) e Florianópolis (SC). As inscrições atingiram números expressivos totalizando 7.804 interessados no programa. Em 2024, o programa foi realizado em 9 localidades, mobilizando mais de 11 mil inscrições para as 720 vagas disponíveis. Aconteceu no Rio de Janeiro, no Centro da Cidade, em Jacarepaguá e na Baixada Fluminense, no Recôncavo Baiano, em Florianópolis, nas cidades de Ribeirão Preto e São Paulo, mais especificamente em Cidade Tiradentes, e Poa/Ferraz de Vasconcelos e em Mogi das Cruzes com o apoio da EDP por intermédio do PROAC- ICMS,
programa de Fomento do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativa
O programa também gera emprego durante sua execução, são mais de 200 profissionais envolvidos direta ou indiretamente em todas as etapas do projeto
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Sobre o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB)
O ITB é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura e desenvolvimento social. Desde 2022, o instituto realiza o PTAC, maior programa profissionalizante gratuito para as artes cênicas do país. Saiba mais em www.itb.art.br/