Longa-metragem “No caminho encontrei o vento” tem exibição gratuita em São José, nesta sexta (25)

Atividade integra a extensa programação da “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza”, que vai até o dia 3 de novembro

Na próxima sexta-feira (25), às 20h, o Teatro Marcelo Denny exibe dois filmes gratuitos, um longa e um curta-metragem. A atividade integra a programação da “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens” que vai até o dia 3 de novembro e está recheada de atividades culturais em três diferentes linguagens: arte cênica, visual e audiovisual.

Para conferir a programação completa acesse o link: https://www.teatromarcelodenny.art/event-details/12-mostra-da-rua-eliza-gratuito.

As vagas são limitadas e os ingressos (gratuitos) serão distribuídos uma hora antes do início da exibição.

Os filmes

A exibição começa com o longa-metragem “No caminho encontrei o vento”, que combina sensibilidade narrativa e crítica social, protagonizado pelo premiado ator pernambucano Alexandre Guimarães, que também assina a coprodução da obra.

O filme foi gravado em 2021, entre as cidades pernambucanas Saloá e Paranatama, durante a fase aguda da pandemia de Covid-19, e lança luz sobre os efeitos ambientais provocados pela instalação de uma usina eólica no agreste de Pernambuco.

A obra ficcional acompanha o drama de um personagem que, ao receber uma casa de herança deixada por um pai que ele não conheceu, enfrenta dificuldades em passar o imóvel adiante, por ser localizado próximo às usinas eólicas. Em meio a tudo isso, acaba fazendo um mergulho em busca das próprias origens.

Uma narrativa que mergulha em temas fundamentais da identidade social e humana, como solidão e abandono paterno.

O longa tem 70 minutos de duração e classificação indicativa a partir dos 12 anos.

Depois, também será exibido também o curta “Castelo de Vera”, com 15 minutos de duração e classificação livre, roteirizado, produzido e dirigido por artistas de São José dos Campos.

Conta a história de Dona Vera que, em busca de dias mais leves durante a pandemia, decide se mudar para um casebre ecossustentável, na Bahia. No entanto, adaptar-se a uma nova rotina se mostra mais difícil que o esperado. Mas, para superar esse período desafiador, ela pode contar com Marina, uma mãe solo e host do casebre, e seus dois filhos.

Após a exibição, haverá um debate com o público sobre as produções.

Olhar para o Contemporâneo

A roteirista e diretora Marcella Arnulf, pós-graduada em Direção e formada em Artes Cênicas pela ESCH e pelo Instituto de Teatro de Moscou (GITIS), que éuma das curadoras da “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens”, conta que a seleção dos filmes e curtas fez uma reflexão sobre o que é realmente relevante e urgente, atendendo ao tema “Olhar sobre o Contemporâneo”.

“Nossa proposta foi convidar o público a olhar para o cinema, assim como para outras formas de arte audiovisual, como respostas vivas e ativas às complexidades do presente. Levamos em conta não só a diversidade e a qualidade das produções selecionadas, mas também aquelas que dialogam com as estéticas e os debates contemporâneos propostos pela mostra. O resultado é uma programação que reflete a multiplicidade de vozes e a riqueza criativa do cinema atual, em constante diálogo com as questões urgentes do nosso tempo”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *