As peças integram a programação da “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens”, que acontece até dia 3
A 12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens traz no próximo final de semana (dias 26 e 27) três espetáculos gratuitos para São José, que vai atender a todos os públicos.
O primeiro deles é a peça “Ópera Febril” que se apresenta no sábado (26), às 21h, no Teatro Marcelo Denny e traz para o palco discussões sobre o trabalho e seus desdobramentos sociais.
A produção da Cia do Trailler, de São José dos Campos, mergulha na essência do trabalho, desde a sociedade fabril até os dias atuais, explorando suas nuances e desafios contemporâneos. A encenação transporta o público por dois momentos cruciais na evolução da exploração do trabalho.
Primeiro, o público é levado ao cerne da fábrica, uma instituição que simboliza condições de trabalho dúbias, com alta demanda de produtividade e poucas seguridades, além de um sistema opressivo. Em outro momento, questiona-se a ideia dissimuladamente libertária do “patrão de si mesmo”, em que a voz interna do trabalhador o persuade a se entregar totalmente ao trabalho, sacrificando seu bem mais precioso: o tempo.
Espetáculos infantis
No domingo, a programação inclui dois espetáculos infantis. O primeiro é a peça infantil “As Artes Malasartes, a viagem de Pedro Malasartes”, que se apresenta às 10h, no Parque Santos Dumont. Com classificação livre e tradução simultânea em libras.
O espetáculo, do Teatro do Rinoceronte, de São José dos Campos, conta uma aventura de Pedro Malasartes que resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém volta para dizer como é, e parte numa viagem ao além. A certa altura, chega numa encruzilhada onde Deus e Diabo decidem quem deve ir para o céu e quem deve ir para o inferno. Ao reconhecerem Pedro Malasartes, se desesperam e tentam empurrá-lo um ao para o outro, pois ninguém quer ficar com Pedro. Por fim, Deus e Diabo fazem um duelo de Calango onde o perdedor fica com Pedro Malasartes. Enquanto duelam, alguns dos contos mais conhecidos de Pedro Malasartes, presentes em várias regiões do país, são contados e cantados.
Depois, às 20h, no Teatro Marcelo Denny, é a vez do espetáculo “Três pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes”, da Trupe Tópatu, de São Carlos (SP) encerrar a programação do final de semana.
Na peça, a palhaça Tatah e os palhaços Astolfo e Orelhão revelam os bastidores do grande espetáculo da Trupe Tópatu. No camarim, longe dos holofotes, o que vemos são três tristes figuras que convivem com o cansaço, a exaustão e a possibilidade de felicidade cada vez mais distante. Até que certo dia um acontecimento inesperado pode alterar suas rotinas.
O Teatro Marcelo Denny fica na rua Eliza Costa dos Santos, nº 154, no Jardim São Dimas.
Sobre a mostra
A “12ª Mostra de Teatro da Rua Eliza Multilinguagens” acontece até o dia 3 de novembro com uma extensa programação cultural em três diferentes linguagens: arte cênica, visual e audiovisual.
O projeto é financiado com recursos do Programa Ação Cultural (ProAC 40/2023), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Para conhecer a programação completa da mostra, acesse o link: https://www.teatromarcelodenny.art/event-details/12-mostra-da-rua-eliza-gratuito
Tome Nota:
26.10 (sábado), às 21h, Teatro Marcelo Denny
“Ópera Febril” (classificação: 12 anos)
27.10 (domingo), às 10h, no Parque Santos Dumont
“As Artes Malasartes, a viagem de Pedro Malasartes” (classificação Livre)
27.10 (domingo), às 20h, no Teatro Marcelo Denny
“Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes” (Classificação Livre)