Curtas catarinenses produzidos por mulheres integram o Cine Garagem 2024

Projeto será realizado nos dias 23 e 24 de agosto no jardim da Fundação Cultural BADESC; entrada é gratuita e haverá acessibilidade

 

A edição 2024 do projeto Cine Garagem, promovido pela Fundação Cultural BADESC, vai apresentar quatro curtas-metragens catarinenses dirigidos por mulheres. Com curadoria de Flávia Person, os filmes serão exibidos de graça no jardim da instituição nos dias 23 e 24 de agosto.

 

Integram a mostra: “Abecê” (2023), de Cleo Rosa, “Bloco dos Corações Valentes” (2023), de Loli Menezes, “Nonna” (2021), de Maria Augusta V. Nunes e “O Prazer é todo meu” (2023), de Vanessa Sandre. Flávia destaca que nos últimos dois anos, os quatro curtas estão circulando e colecionando prêmios em festivais e mostras nacionais e internacionais.

 

“Todos os filmes são dirigidos por jovens cineastas e trazem histórias de personagens de mulheres maduras, que cuidam ou são cuidadas por familiares e amigos, e lidam com questões que beiram os sentidos da vida e da morte”, compartilha a curadora.

 

Flávia explica que, mais do que destacar filmes dirigidos por mulheres ou que focam em histórias femininas, a curadoria do Cine Garagem 2024 apresenta uma seleção de obras que exploram temas como o cuidado, o amor, a amizade, a família, a resiliência, a memória, a coragem e o prazer.

 

“Assuntos que dizem respeito a todo e qualquer ser humano e que, nestes filmes, nos tocam com sensibilidade e inspiração. Espera-se que, no futuro, as narrativas e perspectivas sejam tão diversas que não será mais necessário ressaltar que vêm de mulheres, pessoas negras, indígenas ou com deficiência. Que o cinema continue nos comovendo sobre aspectos universais, mas sob olhares cada vez mais plurais”, completa.

 

As sessões acontecem na sexta, dia 23, e no sábado, dia 24, a partir das 19h. Após as sessões será realizado um debate. No sábado, a sessão contará com audiodescrição e interpretação em Libras.

 

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A entrada para o Cine Garagem é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. É importante salientar que, em caso de chuva, a programação será transferida para outra data.

 

Curtas-metragens selecionados

 

“Abecê”

Sinopse: Raça, Classe e Gênero é linha que costura a vida de três mulheres negras. Assim, mergulhamos e emergimos em diferentes tempos-espaços, lançando ideia de vida que requer ser contada no irredutível do seu singular cotidiano. Narrativa histórica. Narrativa tão digna de materializar quanto a memória de nossas avós.

Direção de Cleo Rosa – 2023 – classificação Livre

 

“Bloco dos Corações Valentes”

Sinopse: Mocinha e Madalena são um casal de idosas que estão juntas há 50 anos. Naquela em que Mocinha acredita ser sua última noite, elas recebem Luis e Zé Ronaldo, um casal de amigos de toda a vida, para um jantar. Entre memórias de suas histórias de amor e as decisões que precisam ser tomadas no presente, os laços profundos que unem os quatro amigos são reafirmados. A despedida imaginada por Mocinha transforma-se então num ritual delicado que celebra a plenitude de suas vidas.

Direção de Loli Menezes – 2023 – classificação 12 anos

 

“Nonna”

Sinopse:  A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem com os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, Ana entende que a presença de sua avó ali é transcendental.

Direção de Maria Augusta V. Nunes – 2021 – classificação Livre

 

“O Prazer é Todo Meu”

Sinopse: Quando Amélia se dá conta que nunca teve um orgasmo em seus 76 anos de vida, tudo muda. Agora ela está decidida a ter um, custe o que custar.

Direção de Vanessa Sandre – 2023 – classificação 14 anos

 

Sobre a curadora

Flávia Person é documentarista, pesquisadora e produtora cultural. É graduada em Imagem e Som pela UFSCar, mestra e doutora em Artes Visuais pela UDESC, com estágio doutoral na Universidade de Potsdam (Alemanha). Na área das Artes Visuais, atuou como pesquisadora da obra do artista alemão Harun Farocki e, em audiovisual, fez pesquisa, roteiro e direção dos documentários premiados: Antonieta, sobre a vida e a trajetória de Antonieta de Barros, e Vãhn gõ tõ Laklãnõ, a respeito da história do povo Laklãnõ Xokleng.

 

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