A noite foi de homenagens ao artista que faleceu no ano passado e teve uma vida de realizações e resiliência
O clima de emoção e saudade deu o tom no lançamento do livro Gênio Indomável, que narra a vida e a obra do artista plástico José Ramis. Duzentos convidados entre familiares, amigos, imprensa e autoridades marcaram presença na APVE, em São José dos Campos, na última quinta-feira (1° de agosto). O evento também contou com uma exposição de quadros de José Ramis.
Emocionada, a viúva do artista falou sobre o legado registrado agora em livro. “Ramis teve uma vida muito rica, ele nunca deixou de trabalhar, de lutar e fazer acontecer. A capa e a diagramação do livro estão muito bonitas, o texto maravilhoso. Sou eternamente grata a todas as pessoas que fizeram parte da realização deste livro”, destacou Jeni Ramis.
A filha do casal, Jacqueline Ramis, também manifestou seu encantamento pelo livro lançado. “A diagramação e escolha do tipo permitem uma boa visualização das imagens e uma leitura fluida. Os touros são uma fase muito forte do trabalho do meu pai, que evidencia a conexão com sua naturalidade. Nesta tela em especial que é a capa do livro, o touro se apresenta em movimento, e se fizermos um paralelo, é exatamente o modo como ele era; meu pai construiu sua vida. Vejo o livro como algo que vai além de uma homenagem, é um belo exemplo de vida que merece ser contado.
Para o irmão Marcos Ramis, a obra é uma maneira de não deixar morrer a história da arte do país. A iniciativa da Somos Editora foi incrível, ressaltou, pois valorizar artistas como o Ramis e tantos talentos de verdade, os quais não são criados forçadamente pela mídia, que existem e existiram neste país, é algo cada vez mais raro hoje em dia. “É importante eternizar um gênio artístico como o Ramis. Pelo seu incrível desenho, seu estilo próprio, sua técnica, presentes tanto no segmento de arte, com suas exposições, como no da indústriacomo na elaboração da logomarca da Embraer. O livro é sensacional, foi captado exatamente o espírito inquieto e de vanguarda do meu irmão”.
Gênio Indomável foi uma iniciativa da Somos Editora, que convidou o jornalista Júlio Ottoboni para fazer os textos.
“Além de narrar a trajetória de sucesso de Ramis, o livro também é para resgatar histórias de pessoas que participaram ativamente da história de São José dos Campos. É uma satisfação muito grande poder participar deste projeto e ver a altíssima qualidade da obra final”, declarou Ottoboni.
A obra foi possível pelo apoio via Lei de Incentivo Fiscal – LIF da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
“Foi importante contar com o apoio da Lei de Incentivo, que possibilitou eternizar o artista. Independentemente do período narrado, a todo momento é possível detectar a genialidade, a criatividade e o carisma de José Ramis, que após o acidente acrescentou à sua personalidade a resiliência e superação”, comentou Neide Pereira, idealizadora do livro, responsável pela Somos Editora e amiga pessoal de José Ramis.
Gênio Indomável
O livro faz um resgate do passado espanhol de Ramis, seu país de origem. Mostra seu espírito inquieto e de superação. Na juventude, Ramis foi estudante de anatomia na Escola de Medicina na USP. Com o passar dos anos, ganhou grande evidência como artista plástico, como designer na indústria automobilística, sendo responsável pelo projeto da Limusine Itamaraty da Willys Overland do Brasil. Atuou em propaganda e marketing, fazendo por exemplo a ilustração do lançamento do caminhão D-70 da Chevrolet e para calendários da Embraer, empresa que contou com o talento de Ramis na criação de sua logomarca e na gerência de Marketing. O livro narra também o grave acidente que mudou a vida do artista a partir de outubro de 1985, mas que em nada alterou sua vontade de viver e de continuar atuando. Com incentivo de amigos e familiares, Ramis passou a ser o pintor sinistro e continuou magnífico no que fazia. Nesse período, fez pinturas em acrílico da esposa Jeni e da filha Jacqueline, de paisagens, de figuras carnavalescas e do nu feminino.