Sesc Taubaté leva música, teatro, dança e literatura de graça a São Luiz e Guará neste fim de semana

*Cidades recebem ações artísticas e educativas neste fim de semana (dias 27 e 28), com música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.

**Circuito visita 122 cidades de São Paulo, com 760 atividades e 480 horas de programação

O Circuito Sesc de Artes 2004 chega a São Luiz do Paraitinga neste sábado (27), a partir das 14h, e a Guaratinguetá, no domingo, a partir das 15h. Organizado pelo Sesc Taubaté na região, o Circuito faz as suas primeiras paradas com muita música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município, casos da Praça Oswaldo Cruz, em São Luiz, e Avenida Presidente Vargas, em Guará.

O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.

A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito. A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral.

Programação

Em São Luiz e Guará, vai ter discotecagem da DJ Maah Fernandes, integrante do coletivo Menina Bonita SambaSystem, com repertório potente que pode incluir pop, hip hop, afro beat, R&B, brasilidades e funk.

O teatro também chega às cidades com a peça Bem Debaixo do Nariz, do grupo Damião e Cia., que valoriza a teatralidade circense para contar a história das amigas Brigite e Begonia, que nascem no mesmo dia e crescem sob a lona do mesmo circo. Depois de uma tentativa frustrada de se juntar ao espetáculo, as duas partem em uma aventura para tentar descobrir o que sabem fazer de melhor, em busca da própria identidade.

A beleza do mundo feminino – com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças – percorre as danças populares brasileiras no espetáculo Saias, do grupo GiraSaia. Lundu colonial, samba-de-roda e ciranda, entre outras, são intercaladas com cantos, percussão e declamação de poemas, conferindo um sentido específico a cada cena. Unindo toda a narrativa, as saias entram como o elemento que representa força, doçura, sensibilidade e a preservação cultural do universo feminino nas manifestações afro-brasileiras.

Em um cenário lúdico e colorido, a Cia. Abayomis Brincantes promove uma experiência ao pé de um baobá cenográfico. As bonecas abayomis apresentam, celebram e valorizam histórias, brincadeiras, jogos e saberes populares das culturas africanas e afro-brasileiras diaspóricas. De dentro dos baús saem as narrativas escritas por autores pretos que Ayo, Luedji, Fayola, Dandara e Ayana contam à plateia, promovendo encontros preciosos e alegres.

Em Experimentando a imagem: ateliê aberto de gravur, o grupo Atelier Mandingarte permite conhecer a tradicional técnica da xilogravura, usada para imprimir estampas em larga escala a partir de matrizes feitas de madeira, e vivenciar a dinâmica de um ateliê gráfico na produção de postais. O exercício aplicado estimula a reflexão sobre a confecção de imagens e a apropriação dessa forma de expressão visual por meio de um trabalho coletivo que valoriza o fazer artístico e a criatividade.

Destaque ainda para a vivência de Cinema em realidade virtual com o curta-metragem A linha (2019), dirigido pelo brasileiro Ricardo Laganaro e premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália. Um equipamento especial permite ao público interagir com a maquete utilizada como cenário do filme, numa experiência participativa com realidade virtual. Na São Paulo dos anos 1940, Pedro e Rosa parecem perfeitos um para o outro. Para viver sua história de amor, porém, precisam superar importantes barreiras, já que estão presos a engrenagens que os levam a caminhos opostos.

Em maio, o Circuito volta à região, passando por Cruzeiro (18) e Lorena (19), além de Campos do Jordão (25) e Pindamonhangaba (26), no último fim de semana no Vale do Paraíba.

Central de Relacionamento Itinerante

No dia em que o Circuito acontece, em cada cidade também haverá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.

Serviço:

Sesc Taubaté apresenta Circuito Sesc de Artes 2024

De 27 de abril a 26 de maio (sábados e domingos).

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial.

São Luiz do Paraitinga

27 de abril, sábado, 14h às 18h

Praça Oswaldo Cruz – Centro

Guaratinguetá

28 de abril, domingo, 15h às 19h

Avenida Presidente Vargas – Vila Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *