Especialista de São José dos Campos destaca que exame de prevenção diminui em 80% os casos mais graves
Até 2025 (entre 2023 e 2025), mais de 45 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de cólon e reto no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Desses casos, 23.660 devem acometer mulheres.
Segundo estudos, o desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentação, ou seja, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, industrializados e adoçantes, pode desencadear a doença.
A orientação é que pessoas com mais de 40 anos e/ou com casos da doença na família, devem realizar o exame de colonoscopia, que permite visualizar as possíveis lesões na mucosa e retirá-las, procedimento que é fundamental para o diagnóstico precoce. A boa notícia é que a maioria das lesões é pré-maligna e, após sua remoção, diminui a chance de desenvolver um câncer de intestino em mais de 80%. Os avanços nas terapias têm permitido que os pacientes, mesmo em casos mais avançados, tenham melhores prognósticos e qualidade de vida.
“O intestino também produz hormônios, como um segundo cérebro, e eles são muito ligados ao seu estilo de alimentação. E como a alimentação piorou muito nos últimos 30/40 anos, juntamente com a industrialização dos alimentos, o intestino ficou mais doente. Além do câncer de intestino, também existe um aumento das doenças inflamatórias como a retocolite, doença de Crohn, síndrome do cólon irritável e hipersensibilidade ao glúten, entre outros. E todas estão relacionadas ao estilo de vida e alimentação”, disse o Dr. Gustavo Rachid, cirurgião do aparelho digestivo com atuação em São José dos Campos.
Segundo o Inca, mais de 21 mil pessoas morreram no país em 2021 por causa da doença, que abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, no reto e no ânus.
Quem é Dr. Gustavo Rachid
Médico há mais de 20 anos, tem titularidade em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e é membro titular habilitado em videolaparoscopia pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia e Robótica (Sobracil); possui habilitação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo pelo CBCD; é membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e integrante do time do curso de Cirurgia Geral para residentes do Ircad América Latina (Unidade Barretos).
O Dr. Gustavo atende na Cliadi, que fica na Praça Romão Gomes, 76, Vila Adyana, em São José dos Campos (SP).
Telefone: (12) 3923-6366 / WhatsApp: (12) 99794-3311.
E-mail: contato@dr.gustavorachid.com.br
Instagram: @drgustavorachid