Auto de Natal  no Largo da Catedral de Florianópolis  emociona o público com encenação da história da Anunciação e chegada de Jesus ao mundo.

By Maristela Brittes
Florianópolis SC

Foto/ PEDRO MALAMAM
Um espetáculo cheio de emoções e simbolismos sobre o nascimento de Jesus e o  Natal.  Ontem à noite, terça-feira, 19 de dezembro,  o Largo da Catedral Metropolitana  reuniu uma plateia gigante, tomada pelo  clima de fé, que mais parecia um grande ritual de orações e reflexões, mostrando que as  simbologias do nascimento de Jesus continuam  perenes na  religiosidade  da população. 
 
Em uma formato  diferente, a Anunciação teve  sua maior parte representada pelos movimentos do ballet, numa releitura contemporânea  dos ritos do nascimento do Menino Jesus. Sem falas, toda a força  da encenação foi através do gestual dos atores e bailarinos, com  trilhas sonoras  especialmente selecionadas para  a cerimônia da Anunciação.
O coro,  regido pelo também barítono  Fernando de Carli, com a participação  especial da soprano Carla Domingues,  abriu o Auto de Natal, já emocionando o  público.  Na sequência, a inovadora  encenação da Anunciação  trouxe ao palco um elenco de bailarinos, com figurinos fiéis  à época do nascimento de Jesus, criados especialmente para o espetáculo pelo  figurinista, José Alfredo Beirão  Filho, o Beirão, da Ato Cênico Figurinos.
 
Outro momento especial e que encerrou  a noite,  foi o show de luzes  que cobriu a Catedral  Metropolitana de Florianópolis de luzes  e efeitos especiais para receber Papai Noel  no alto das escadarias da igreja, que num passe de mágica  surgiu logo em seguida  no palco principal para delírio das crianças.   
 
Segundo a diretora artística, Barbara Rey,   a Anunciação  foi uma  versão condensada dos eventos em torno do nascimento de Jesus, sem perder de  vista a história  e os significados da fé cristã em torno do nascimento de Jesus. “Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente pela reação do público,  que viveu intensamente o espetáculo  e celebrou o Natal  em comunidade”, afirma Barbara.
 
O evento  foi uma realização da Ato Cênico Produções e  execução geral da Orth Produções. 

O projeto  foi viabilizado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação  Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. E tem como Incentivadores as empresas Koerich e Brasil Atacadista.

Apoio da CDL e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Fotos/PEDRO MALAMAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *