Momento importante para Maricultura de Florianópolis e região

By Maristela Brittes
Florianópolis SC
Febracos
Crédito: Mafalda Press/ Jana Mafalda
O evento na terça-feira (12), na Fazenda Paraíso das Ostras, Caeira do Ribeirão da Ilha  promoveu a entrega do documento que solicita o Selo Ostras de Floripa, um registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a região do Sul da Ilha, que possui produtos  exclusivos .

A intenção é criar uma identidade, com isso valorizando o produto da região, fomentando a atividade da maricultura e agregando valor .

O evento reuniu convidados, imprensa, maricultores da Região  e entre os convidados : o Secretário Executivo da Agricultura e Pesca Tiago Frigo, Conselho Estadual de Combate à Pirataria, Presidente Jair Antonio Schmitt   –  (Cecop) da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck.  Sebrae SC, SENAC e empresários da região, representante do INPI Araken Lima, Consultor do Sebrae Rogério Ern . Secretário de Turismo de Florianópolis Ed Pereira.

Foto: Maristela Brittes

A iniciativa envolve produtores dos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis, inseridos nas baías Norte e Sul, cujo ambiente conta com as características que determinam as particularidades da região para a conquista do selo, principalmente o crescimento acelerado do molusco quando comparado a outras regiões do mundo.

Importante registro sobre os parceiros da iniciativa o Sebrae/SC, UFSC, IFSC, AMASI, FEAQ, COOPEROSTRA; Prefeitura Municipal de Florianópolis, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Palhoça, CIDASC, MAPA, SENAC, GT-Unesco Gastronomia, ABRASEL, AMASI (Associação dos Maricultores do Sul da Ilha) e FEAq (Federação de Empresas de Aquicultura), além da Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca, e a Secretaria Estadual de Agricultura.

O estado de Santa Catarina possui sete selos de identificação geográfica, selos de IG,  produtos como:  os Vinhos e Espumantes de Uva Goethe – dos Vales da Uva Goethe, a Banana da Região de Corupá, Queijo Artesanal Serrano – dos Campos de Cima da Serra, Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, os Vinhos de Altitude de Santa Catarina e a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense.
Maristela Brittes
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *