Vera Beltrame, à frente de um dos principais coworkings para artistas e profissionais independentes do Brasil, pede para que clientes desmarquem seus horários com consideração aos profissionais
Um movimento que destaca a importância de desmarcar compromissos com profissionais autônomos com respeito e consideração ganhou destaque nas mídias sociais nos últimos meses, principalmente conforme o ano chega ao fim e todo mundo luta por um horário com seu cabeleireiro preferido.
Trata-se da iniciativa “Desmarcar com Respeito”, que surgiu a partir de uma percepção de Vera Beltrame, idealizadora do UniArt Studio Coworking, um dos maiores espaços do país destinados a receber profissionais autônomos da área da beleza, tatuagem, estética e bem-estar, que percebeu uma necessidade de promover uma mudança cultural com relação aos compromissos marcados com profissionais independentes que atende diariamente.
“A criação do movimento de desmarcar com respeito surgiu da minha observação atenta à realidade enfrentada pelos profissionais que utilizam o UniArt Studio Coworking. Vi muitos desses profissionais enfrentando prejuízos significativos devido a desmarcações repentinas e sem aviso prévio. Isso não apenas impacta financeiramente, mas também emocionalmente, pois envolve o investimento de tempo, dedicação e recursos”, diz Vera.
A iniciativa visa conscientizar que quando alguém agenda um horário com um profissional autônomo, está não apenas reservando um serviço, mas também comprometendo um espaço valioso na agenda do profissional. Vera enfatiza que a vida é imprevisível, e imprevistos podem ocorrer, no entanto, a falta de comunicação prévia ao desmarcar compromissos é prejudicial tanto para o cliente quanto para o profissional.
“Desmarcar com respeito é uma prática que beneficia ambas as partes. Ao comunicar com antecedência que não poderá comparecer, o cliente dá ao profissional a chance de reorganizar sua agenda, minimizando perdas e permitindo a flexibilidade necessária. Além disso, essa atitude constrói uma relação mais saudável e transparente entre as partes envolvidas”, destaca Vera.
O movimento iniciado por Vera Beltrame incentiva a conscientização sobre a importância da comunicação prévia em situações de desmarcação e reforça a ideia de que, ao desmarcar com respeito, os clientes estão contribuindo para a construção de uma comunidade mais unida e respeitosa.
“Profissionais autônomos são peças fundamentais em nossa sociedade, e a relação entre eles e seus clientes deve ser baseada em confiança e respeito mútuo. Desmarcar com respeito é uma maneira simples, porém significativa, de promover um ambiente colaborativo e sustentável”, conclui Vera Beltrame, enfatizando a importância do movimento não apenas para os profissionais, mas para toda a comunidade ligada ao mundo da beleza, estética, bem-estar e profissionais independentes no geral.
IMG_20221024_222709_830.jpg
Imagem: Divulgação