Sesc Taubaté apresenta programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2023 em cinco cidades da região, com olhar atento para a diversidade

**Silveiras, Pinda, Guará, Lorena e Cruzeiro recebem ações artísticas e educativas em finais de semana de outubro (dias 21 e 22) e novembro (dias 11, 12 e 25)

**Com mais de 400 artistas, Circuito Sesc de Artes acontece em 123 cidades de São Paulo, com programação para todas as idades e interesses

 

Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.

O Sesc Taubaté estreia a programação do Circuito Sesc de Artes 2023 no Vale do Paraíba no próximo sábado (21), em Silveiras, das 15h às 19h. No domingo (22), as atrações chegam a Pindamonhangaba, também das 15h às 19h.

Depois, as atrações chegam a Guaratinguetá, no dia 11 de novembro (sábado), das 14h às 18h; e Lorena, no dia 12 de novembro (domingo), das 15h às 19h. Cruzeiro fecha a programação do Circuito Sesc de Artes 2023 na região, no dia 25 de novembro (sábado), das 15h às 19h.

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. De um grupo de samba formado só por mulheres pretas e idosas a uma vivência que ensina os significados dos grafismos indígenas utilizados pelos povos Tukano, Kambeba, Sataré Mawé e Wauja, o Circuito Sesc de Artes conta com a participação de mais de 400 artistas.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas, ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município.

“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Programação

Entre as atividades do Circuito Sesc de Artes, estão apresentações musicais e circenses, espetáculos teatrais, rodas de leitura e contação de histórias, oficinas e vivências.

Silveiras, Pinda e Cruzeiro, por exemplo, recebem a DJ Bia Sankofa, que pesquisa ritmos de origem africana, e a banda de metais e percussão Cornucópia Desvairada, que se inspira na diversidade cultural de São Paulo para mostrar um repertório instrumental de composições originais e versões próprias de canções clássicas da música brasileira.

Na programação também está o espetáculo Nutar – Girando pelo fio do tempo, do Projeto Nutar, com artistas circenses que fazem uma reflexão sobre o tempo, a dança, o equilíbrio e as consequências geradas pela tecnologia no ato de brincar, e a vivência Cine Película, que conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema.

Também tem a oficina Bonecos de corda, do grupo Fio da Meada, e a atividade Pé de histórias, da Cia. Volta e Meia.

Já Guará e Lorena tem como destaque na programação as artes cênicas, com o espetáculo teatral Os Quatro Cantos de Elpídio, da Cia. Navega Jangada, e a dança, com a companhia That Swing Dance Company, que apresenta o espetáculo Lindy hop: um jazz para dançar.

Na linguagem do circo, tem a atividade Área de Circonvivência, da Cia. Amálgama, traz uma fusão de técnicas circenses que trafegam entre malabarismo, acrobacia, dança e improviso.

Também tem música com o DJ Jefferson Scratchj, que convida o público a curtir e dançar com um repertório de estilos variados, como samba rock, MPB, funk, soul, r&b, hip hop e reggae, e literatura, com Daniel Pereira e Silvaní Moreno, que fazem a mediação de leitura Cabaças Poéticas, na qual livros de autores negros e indígenas são apresentados de formas e interações diferentes.

Outra atração é a oficina Criação de brinquedos de madeira, da Caçambaria, que também conscientiza sobre a importância de reutilizar materiais, transformando resíduos sólidos em novos objetos.

Serviço:

Sesc Taubaté apresenta Circuito Sesc de Artes 2023

De 21 de outubro a 25 de novembro (sábados e domingos).

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial.

Roteiro 9:

Silveiras

21 de outubro, sábado, das 15h às 19h.

Praça Tenente Anacleto Ferreira Pinto – Centro, Silveiras.

Pindamonhangaba

22 de outubro, domingo, das 15h às 19h.

Praça do Quartel – Rua Bicudo Leme, 260 – Centro, Pindamonhangaba.

Cruzeiro
25 de novembro, sábado, das 15h às 19h.

Museu Major Novaes – Av. Jorge Tibiriçá, 1420 – Vila Canevari, Cruzeiro.

Roteiro 10:

Guaratinguetá
11 de novembro, sábado, das 14h às 18h.

Praça Condessa de Frontin (Praça da Estação) – Centro, Guaratinguetá.

Lorena

12 de novembro, domingo, das 15h às 19h.

Praça Dr. Arnolfo de Azevedo – Centro, Lorena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *