Innovation Week debate o futuro de setores estratégicos
da economia do país em São José dos Campos

*Encontro ocorrerá de 26 a 28 de setembro, no Parque Tecnológico São José dos Campos, reunindo congresso, exposição e rodada de negócios; entre as empresas presentes, estarão Ambev, Ball, Basf, Bayer, Cebrace, Embraer, Embrapa, Gerdau, Nestlé e Petrobras

**Nina Silva, a mulher mais disruptiva do mundo, é atração no primeiro dia, com a palestra “Como se conectar com o futuro? Tecnologia e necessidades humanas”

**Participação é gratuita, mediante inscrição prévia

O Parque Tecnológico São José dos Campos, um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, promove entre 26 e 28 de setembro a 10ª edição da Innovation Week, que tem programação gratuita no congresso e exposição, além de uma rodada de negócios.

“É o maior evento da história do Parque Tecnológico, que aumentou sua área de influência. Hoje, estamos presentes em quatro estados, criando escala e gerando maior impacto econômico. Fomos muito cuidadosos na escolha dos palestrantes, trazendo um conteúdo relevante, que faça pensar e gerar boas ideias, além de um volume recorde de negócios”, afirma Jeferson Cheriagate, diretor-geral do Parque Tecnológico.

Com o tema “Conectados com o Futuro”, o evento terá um congresso com 40 painéis distribuídos em três auditórios, abordando assuntos relacionados aos temas das trilhas de conhecimento: agrotech, inovação, Indústria 4.0, empreendedorismo, smart cities e varejo.

Congresso – Smart Cities

Logo no primeiro painel, o diretor-geral do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate, e o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, falarão sobre como a Certificação ISO pode impulsionar políticas públicas para cidades inteligentes.

O primeiro dia do evento ainda terá atividades abordando aspectos como Certificação ABNT, mudanças climáticas, Inteligência Artificial nas políticas públicas e educação

.

No dia 27, o público poderá conferir a palestra “Contratações Públicas – A Inovação está Presente nos Modelos Jurídicos”. E no último dia do evento, Alberto Marques Filho (secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos) e Carlos Frees (CEO da Smart Free’s) participam do painel “Aprendizados de São José dos Campos na Conquista da Certificação de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente”.

Congresso – Inovação

Um evento que tem a inovação no nome terá uma programação recheada de debates sobre o tema, começando com a presença de Nina Silva, a mulher mais disruptiva do mundo. No primeiro dia da Innovation Week, ela comanda a palestra “Como se conectar com o futuro? Tecnologia e necessidades humanas”.

Da concepção da ideia até o seu desenvolvimento, há uma grande jornada a ser percorrida. E a intenção é estimular as pessoas a se conectarem com novas ideias para mudarem o mundo.

Durante os três dias de evento, estarão em destaque na trilha de conhecimento de inovação aspectos como hiperautomação, inovação em ambiente militar, conexões com o futuro, harmonização de chats artificiais e experiência humana, análise de dados, transformação digital na área de saúde, Inteligência Artificial, novas tecnologias aplicadas à educação, experiências da Nestlé e metaverso.

Congresso – Indústria 4.0

A Innovation Week chega com uma pergunta pertinente: como as tecnologias aceleram e transformam a indústria, um dos setores responsáveis pela recuperação econômica do Brasil?

O futuro das máquinas chegou, e a intenção é conectar novos modos de produção. Por isso, os debates sobre temas como segurança cibernética, 5G transformando a tomada de decisões, robótica, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e ESG tomam forma no evento.

Um dos destaques do evento é o painel “Avanço do 5G: transformando a tomada de decisões em diversos setores”. Mediado por Marcelo Nunes, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico São José dos Campos, contará com a presença de Vandete Mendonça (analista ABDI) e Debora Bortolasi (diretora executiva B2B da Vivo).

Congresso – Empreendedorismo

O Parque Tecnológico acredita que nunca é tarde para conectar-se com uma nova forma de trabalhar e que sempre haverá lugar para insights poderosos, networking e ideias para projetos que farão história. Por isso, preparou atividades especiais para empreendedores.

No dia 27, o público poderá acompanhar o painel “Instituições de fomento e suas oportunidades de apoio ao ecossistema”, com Maurício Pinheiro (coordenador CIM-Unifesp), Rodrigo Cunha (BNDES), José Henrique (gerente operacional Finep) e mediação da analista de inovação da ABDI, Isabela Gaya.

E no último dia do evento, serão três encontros. Às 9h, Ricardo Barbosa (Pátria Investimentos), Carlos Gamboa (Fisher Venture Builder) e Alexandre Hatae (eValley Digital Consultants) participam do painel “Investimento inteligente para startups em crescimento”; às 11h30, é a vez do debate “Empreendedorismo social e startups ESG: inovação para um futuro sustentável”. Para encerrar a programação especial voltada ao empreendedorismo, às 16h30 será promovida a palestra “Novos modelos de trabalho: atraindo e retendo talentos para o futuro”.

Congresso – Varejo

Se o futuro das compras passa pelo presente das conexões entre lojistas e consumidores, conhecer novas tendências, fazer networking e entender sobre tecnologias faz toda a diferença.

Temas como blockchain, revolução digital, Inteligência Artificial, GPTização de negócios, automação, análise de dados e comportamento do consumidor estarão no centro dos debates durante o evento.

O público poderá acompanhar bate-papos com especialistas em varejo como Roberto Pedreira (ABDI), Danilo Pitarello (Codemar-AS), Michele Lourenço (ClickNow), Cléo Pires (Liax), Eiji Yamamoto (Coupa Software), Letícia Paiola (Bananinha Paraibuna), Paulo Cereda (Sebrae-SP), Gabriel Viscondi (iFood) e Albervan Ferreira (Claro).

Congresso – Agrotech

Estima-se que cerca de 70% das propriedades agrícolas já usam inovações tecnológicas. A adoção desses recursos, como a inteligência artificial, gera um aumento de 53% nas receitas, em comparação às produções tradicionais.

Uma das “trilhas de conhecimento” da Innovation Week traz especialistas para falarem do panorama e oportunidades para o setor. No dia 26, será realizado o painel “Agritech: Inovação para o Agronegócio”, das 11h30 às 12h30, no auditório Energy. A atividade terá mediação de João Casagrande (sócio-fundador da K8 Agro Consultoria) e participação de Diogo Furlan (MSD), Helmo Eurípedes (consultor de Inovação e head de Aceleração do Sebrae) e Juliana Chini (Arable).

No dia 27, das 16h30 às 17h30, o congresso terá como destaque a palestra “Brasil: Inovação tecnológica além da agropecuária”, com Marcos Nascimbem Ferraz (diretor comercial da SmartAgri) e o mediador Anthony Moreira (Customer Experience da TerraMagna).

Exposição

A Innovation Week contará com mais de 40 estandes, de empresas e instituições como Nestlé, SENAC, 7COMM, ERIONE, Blue Sky Network, Nicksaúde, NIP BR, LIAX, Proxion, Spotsat, Energy e Orcam. A intenção é que a área de exposição se transforme no ponto de encontro entre pessoas, empresas, iniciativas e novas ideias. O objetivo é proporcionar conexões e oportunidades de negócios.

Rodada de Negócios

A tradicional rodada de negócios é um dos trunfos da Innovation Week, e promete ser a maior já realizada no evento, com expectativa de gerar R$ 170 milhões. O formato de rodada tem como objetivo facilitar a interação entre as empresas que desenvolvem tecnologias (startups) e os potenciais clientes – grandes empresas e prefeituras de todo o Brasil – ao promover encontros assertivos com profissionais que têm poder de decisão nas empresas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: https://pqtecinnovationweek.com.br/.

Serviço
Innovation Week
Data: 26 a 28 de setembro de 2023
Local: Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP, 12247-016

Gratuito

Inscrições: https://pqtecinnovationweek.com.br/

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos
O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, visando o desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições vinculadas. Ocupa uma área de 188 mil m², onde estão instaladas mais de 150 empresas, 5 institutos de ciência e tecnologia e 10 institutos de ensino e pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *