O curso de capacitação em tecnologia exclusivo para mulheres teve início em 2017; a meta é que até o final de 2023, 800 mulheres conquistem o diploma na área de tecnologia
Equipe da Rumo com as alunas participantes do projeto Tech Girl
Foto: divulgação
Hoje, 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador e há um ano, a Rumo, maior concessionária do setor ferroviário brasileiro, realizou uma parceria com a equipe do Tech Girls, por meio do seu projeto de voluntariado “Trem do Bem”.
Uma equipe formada por colaboradores da empresa do setor de tecnologia e informação da Rumo, atualmente coordenada pela Mariane Glir Pechebela, esteve na sede do projeto em Curitiba, para auxiliar nas atividades de recuperação de 40 computadores que foram doados por empresas e pessoas físicas. Após a formatação das máquinas, os equipamentos foram entregues para 40 alunas.
“Com o Tech Girl diversas mulheres poderão atuar na área de tecnologia e assim aumentar a diversidade de gênero no mercado de trabalho. As alunas possuem histórias de vidas enriquecedoras e são exemplos para diversas profissionais, por isso a Rumo é entusiasta em projetos desse porte”, explica a coordenadora.
Também neste ano a estudante Dayanne Manzur concluiu o curso e recebeu o seu notebook para iniciar a sua trajetória profissional. A aluna conta que ficou sabendo do projeto por meio de uma amiga, concluiu o curso em três meses e com o diploma em mãos decidiu enviar currículos para grandes empresas, sendo contratada pela Rumo. “Em sala de aula eu pude aprender sobre: empreendedorismo digital, manutenção de notebook, Lógica de programação e Desenvolvimento de Software. Após a finalização, me senti pronta para atuar no setor e consegui essa oportunidade de trilhar uma carreira na Rumo”, diz Dayanne.
Para Gisele Lasserre, desenvolvedora de Software e idealizadora do Tech Girls, parcerias como a realizada com a Rumo são fundamentais para que o projeto cresça e possa alcançar novas alunas. “Além de apoiar a causa das mulheres na tecnologia, a participação dos voluntários da companhia favoreceu a reutilização dos computadores que ao invés de serem encostados e se transformarem em lixo, foram reaproveitados e receberam uma “vida nova”, explica Gisele.
Mulheres ganham espaço na área de tecnologia
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, a participação feminina no setor de tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos. “A quantidade de mulheres que participam dos processos seletivos da Rumo no setor de tecnologia tem aumentado gradativamente. Nossa intenção é contribuir com ações que propiciam que todas as pessoas possam conquistar seus diplomas, crescer profissionalmente na área de tecnologia e oferecer um futuro promissor nas suas respectivas carreiras”, enfatiza Mariane.
Tech Girl
Em seis anos de atuação, o Tech Girl conta com cinco sedes espalhadas em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), São Paulo (capital) e Taubaté (SP) e já contribuiu para a capacitação de mais de 630 mulheres nas áreas de tecnologia, que abrange o setor de hardware, software, linguagem de programação, assistência técnica de computador e reciclagem de lixo eletrônico. Ao todo, 420 computadores foram recuperados e doados às alunas que concluíram o curso.
O projeto que teve início em 2017 é gratuito e presencial e tem como objetivo promover a empregabilidade feminina no setor de tecnologia e reduzir o déficit de profissionais na área. Além disso, o curso fortalece a reciclagem de lixo eletrônico, já que diversos equipamentos são formatados e reaproveitados.
Para saber mais, acesse: Link
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.