No mês em que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) reforça o “Agosto Azul Vermelho”, que alerta sobre a Conscientização da Saúde Vascular, a mesma entidade também divulgou dados que apontam um acúmulo de internações registradas até dezembro de 2022 com maior expressão nas regiões Sudeste e Sul, em números absolutos. A primeira, por exemplo, é responsável por mais de 56% de todas as notificações, com um montante de 297.097 mulheres submetidas a tratamento de varizes. Já no Sul, 120.524 mulheres foram internadas no mesmo período. Na sequência, vem a região Nordeste, com 64.741 registros; o Centro-Oeste, com 29.240; e o Norte, com 18.096. Ainda de acordo com esses números, levantados a partir de dados do Ministério da Saúde, a cada dia, pelo menos 145 mulheres são internadas para tratamento de varizes no Brasil. Com essas informações, a Associação Brusquense de Medicina – ABM, conversou com o associado Bernardo Dalago Ristow, médico cirurgião vascular que falou sobre a especialidade, sobre as doenças do sistema circulatório e apresentou dicas para manter uma boa saúde, não apenas das mulheres, mas também dos homens que buscam tratamentos.
ABM – Quais as especialidades que o cirurgião vascular atende?
Dr Bernardo – A Cirurgia Vascular é uma especialidade da medicina que atua no diagnóstico, no tratamento e na prevenção das doenças do sistema circulatório, como artérias, veias e vasos linfáticos. O procedimento serve para tratar doenças e anomalias destes vasos.
ABM – Quando as pessoas procuram um cirurgião vascular?
Dr. Bernardo – Normalmente, os pacientes procuram a especialidade de cirurgia vascular quando sentem dores nas pernas, que é o sintoma mais comum na grande maioria dos casos. Outro sinal que o paciente deve procurar avaliação com o cirurgião vascular é, quando em algum outro exame de rotina, constate alguma alteração nos vasos sanguíneos.
ABM – Quando é necessária a cirurgia?
Dr Bernardo – A cirurgia vascular visa o tratamento de varizes, tromboses, aneurismas e prevenção de AVC ou em situações em que determinada estrutura do nosso corpo, do nosso organismo, tenha falta de sangue, fazendo então cirurgias para revascularizar um membro, um órgão ou para melhorar o aporte sanguíneo para esse órgão.
ABM – Quais os métodos utilizados para a realização de uma cirurgia vascular?
Dr Bernardo – Atualmente, nós dispomos de alguns métodos e diagnósticos por imagem para cirurgia vascular, como ultrassom e as arteriografias que são feitas por cateterismo. Algumas cirurgias podem ser feitas através do cateterismo e outras delas necessitam de tratamento com cirurgia convencional, ou seja, cirurgia tradicionalmente com corte.
ABM – Quais as consequências do paciente não tratar a doença?
Dr. Bernardo – As consequências de um paciente não diagnosticar ou tratar as doenças vasculares, pode gerar uma infinidade de problemas, dentre os mais comuns está levar à trombose, feridas nas pernas, AVC, gangrena, amputação e, em casos extremos, até óbito.
ABM – Quais as dicas para evitar problemas que venham a necessitar de uma cirurgia vascular?