Local foi escolhido por ter as condições favoráveis para o plantio de espécies dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado brasileiro; Área também abriga o Núcleo Ambiental de Taubaté, obra de contrapartida da MRV
A MRV&CO possui em seu pilar ambiental o reconhecimento de suas empresas não somente pela qualidade das entregas, mas também os esforços em reduzir seus impactos na natureza. Diante disso, o grupo atua com diversas ações de proteção, conservação e mitigação de impactos ambientais condicionadas a contrapartidas com os governos locais.
Na região do Vale do Paraíba, a MRV, empresa do grupo MRV&CO, realiza por iniciativa própria o plantio de mudas nativas para compensar a supressão vegetal dos empreendimentos. O trabalho é feito junto com a equipe MRV que realiza o estudo do local, o tipo de bioma, solo e clima para facilitar a adaptação e reduzir as chances de uma espécie invasora prejudicar a área.
Dentro do Parque Natural Municipal Vale do Itaim, localizado em Taubaté, a MRV é responsável por uma área de mais de 50 mil metros quadrados destinada exclusivamente para o plantio de mudas nativas dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado brasileiro.
Técnica de nucleação de Anderson, quando o plantio é realizado em núcleos, sendo que cada um é formado por 13 mudas de espécies nativas de biomas misto da região para a revegetação.
O Gestor Executivo de Obras da MRV, Diego Ciola, explica que o Parque Vale do Itaim conta com o plantio de mudas de diversos empreendimentos da construtora. “O plano de manejo da unidade de conservação do Parque Municipal Vale do Itaim já possui até o momento mais de 1.400 mudas, sendo que ainda temos uma previsão de fazer o plantio de mais mil mudas ainda nesse ano”, ressalta.
Entre algumas espécies de mudas já plantadas dentro do Parque Vale do Itaim, a MRV já realizou o plantio das seguintes espécies:
Bioma Cerrado: caju manso, mangaba, ipê verde, pequi, vinhático do campo, sucupira branca, canela, entre outras.
Bioma Mata Atlântica: candeia, caroba, ipê felpudo, jaracatiá, tapiá, bico de pato, monjoleiro, tamanqueiro, tarumã, entre outras.
Nome: chichá do cerrado / Familia Sterculia striata Malvaceae/ Bioma Cerrado
“O Parque Vale do Itaim foi escolhido por ter as condições favoráveis para o plantio de mudas dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado brasileiro. Além disso, fizemos um aprofundado estudo e preparação do solo, que levou meses, antes de iniciarmos o plantio das mudas, pois queremos ter a certeza de que estarão em um local seguro e favorável para o seu desenvolvimento. E, por fim, realizamos o monitoramento frequente da área para acompanhar a evolução dessas árvores”, conclui Diego Ciola.
Nome popular: barbatimão-dafolha-miuda/ Nome Científico: Stryphnodendron rotundifolium/ Família: Fabaceae- Bioma Mata Atlântica.
Outras iniciativas ambientais – No mês passado, a MRV junto com a prefeitura de Taubaté entregou o prédio do Núcleo Ambiental de Taubaté, local que também sedia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A construção do espaço, que conta com salas para educação ambiental, além de um sistema de captação de águas pluviais, é uma contrapartida da MRV Vale. O projeto privilegia a iluminação natural para eficiência energética e a instalação de amplas janelas que promovem boa iluminação dos ambientes, bem como um sistema de ventilação cruzada, auxiliando na climatização do local.
Sobre a MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.