A parceria entre CIESP, Senai e Sebrae vai oferecer 32 vagas em cursos gratuitos para mulheres desempregadas e em situação de vulnerabilidade
A regional do CIESP em São José dos Campos, em parceria com o Senai e o Sebrae, lança no mês de março o projeto Elas na Indústria Vale para capacitar mulheres de São José dos Campos e Caçapava que estão fora do mercado de trabalho e aumentar suas chances de serem admitidas nas indústrias da região.
O Elas na Indústria Vale tem três eixos de atuação: operação, empreendedorismo e liderança. O primeiro curso a ser oferecido, com 32 vagas e 300 horas de treinamento, será de Inspetora de Qualidade, dentro da área tecnológica de metalmecânica.
O curso acontecerá no período noturno, na escola Senai de São José dos Campos, e as participantes irão receber auxílio-transporte e alimentação.
A participação no curso amplia o potencial de empregabilidade, mas não garante a contratação. Após o término do projeto, os currículos das participantes serão encaminhados a todas as indústrias associadas ao CIESP. Para se inscrever, a candidata precisa estar desempregada, ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo.
O programa já conta com apadrinhamento de indústrias associadas ao Ciesp como Bayer, CPW, Globo Usinagem, Grupo Antolin, Nickeypar, Prolind, Alltec e Nestlé. Outras empresas que desejam participar do programa ainda podem entrar em contato com a regional do CIESP para fazer a adesão.
Também são apoiadoras do programa: Ericsson, Jonhson & Jonhson, Parker, Embraer e GM.
As inscrições das mulheres interessadas na capacitação vão acontecer de 27 a 31 de março, de forma presencial, na sede do CIESP São José dos Campos (Av. Tívoli, 563 – Vila Betânia).
O processo seletivo, de 3 a 6 de abril, inclui análise da situação socioeconômica, dinâmica de grupo e apresentação pessoal.
A previsão de início das aulas é dia 24 de abril, para a etapa oferecida pelo Sebrae, e dia 2 de maio, para o conteúdo do Senai.
Confem Vale – O projeto Elas na Indústria é uma iniciativa do Confem Vale (Conselho Superior Feminino), criado em setembro de 2022.
Essa é a primeira vez que o Vale do Paraíba conta com um conselho feminino. O grupo é formado por profissionais das indústrias da região, imprensa e de instituições parceiras como Senai, Sesi, Sebrae Prefeituras e Parque Tecnológico de São José dos Campos.