DIU PODE SER USADO COMO PÍLULA DO DIA SEGUINTE?

Os DIUs de cobre ou o de hormônio podem ser utilizados como contracepção de emergência e principalmente se forem inseridos no útero até 5 dias após a ovulação

Muitas pessoas não sabem, mas além da pílula do dia seguinte, o DIU também pode ser usado como um contraceptivo em até 5 dias após a relação sexual. A Ginecologista Mariana Viza afirma “a principal vantagem do DIU é que ao contrário das pílulas do dia seguinte ele continua agindo para as próximas relações também.” A médica ainda ressalta “é o mesmo DIU inserido no consultório em nossa rotina e essa não é uma constatação minha e sim da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e está descrita no Manual da Organização Mundial de Saúde.”
A contracepção de emergência permite às pessoas uma última chance de evitar uma gravidez não desejada. Pode ser usada depois de um outro método contraceptivo falhar, depois de sexo desprotegido ou em um caso de agressão sexual. A maioria dos métodos é menos eficaz do que outras formas de contraceptivos moderno. É importante saber que as pílulas anticoncepcionais de emergência podem ser muito menos eficientes, ou não ter qualquer efeito, durante cerca de 1, 2 dias de cada ciclo, exatamente por volta da ovulação.
Há muita confusão quanto ao uso e quanto à eficácia da contracepção de emergência. De acordo com a Ginecologia Mariana Viza, “muitos profissionais de saúde não têm toda a informação de que precisam, por esse motivo, faço questão de promover ao longo do ano alguns Mutirões de Saúde para capacitar profissionais de Unidades Básicas de Saúde do SUS para inserção do DIU e também para levar informação de qualidade para um número de pessoas cada vez maior.”
As pílulas contraceptivas de emergência são mais conhecidas como “pílulas do dia seguinte”, embora possam ser denominadas “pílulas o mais rápido possível”. A eficácia dessa pílula depende principalmente de onde você está no seu ciclo menstrual quando as ingere, especificamente, se você tomar a pílula a tempo de impedir a ovulação.

Mais sobre a médica:
Nascida e criada em Ariquemes-RO, formada em medicina na UFPR em Curitiba, residência médica em ginecologia pela UNICAMP em Campinas.
Fundadora da Casa IRENE – Atendimento de maneira simples e humanizado. A médica é uma grande defensora de mutirões para implantes de DIU, de informações acessíveis para todas as mulheres e para a quebra de barreiras e tabus.
Instagram: @mariana_viza | Podcast: Minha Regra POD | YouTube: Mariana Viza

signature_785625261

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *