Prepare o seu currículo: pesquisa ACI/Unitau revela que 58% das lojas da cidade devem contratar mão de obra temporária neste final de ano
Boa notícia para quem está procurando emprego neste final de ano: o comércio de São José dos Campos planeja abrir um bom volume de vagas temporárias para o Natal.
Isso é o que revela a mais recente pesquisa da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, feita em parceria com a Universidade de Taubaté, por meio do Nupes (Núcleo Pesquisa Econômico-Sociais). Segundo o levantamento, 58% das lojas da cidade pretendem contratar mão de obra temporária para reforçar suas equipes para as vendas de Natal, com 79,6% prevendo abrir até três vagas. Frente a 2021, a expectativa de geração de empregos teve um crescimento de 30% este ano.
A pesquisa ACI/Unitau foi realizada entre os dias 13 e 16 de agosto e ouviu 76 lojistas, em locais de grande concentração de comércio, como praça Afonso Pena, Calçadão da Rua 7, eixo da Avenida Andrômeda e shoppings Centro, Center Vale e Colinas.
A previsão de vagas temporárias tem como base a expectativa positiva do comércio de São José dos Campos para o Natal, apontada pela pesquida ACI/Unitau. Segundo o levantamento, 80% dos lojistas da cidade estão otimistas frente às vendas de Natal este ano, com 37% prevendo reforçar estoques além do volume registrado em 2021.
Para a presidente da ACI, Eliane Maia, os números do levantamento comprovam a fase de retomada da economia, com aquecimento das vendas registrado ao longo do ano e expectativa positiva para o Natal de 2022. “O comércio está tendo, em 2022, um ano de retomada, como demonstram as vendas em datas importantes, como Dia das Mães, Dia das Crianças e, agora, no Dia dos Pais. A nova pesquisa ACI/Unitau é mais um bom indicativo dessa tendência. E traz, além da expectativa de boas vendas, uma excelente notícia: a abertura de empregos, que é sempre bem-vinda”, disse.
As vagas temporárias do comércio de São José dos Campos começam a ser abertas no mês de outubro. Para quem está atrás de emprego neste final de ano, fica a dica: deixe o currículo atualizado e comece a fazer contato com lojas e agências de emprego. A chance de conseguir uma vaga pode estar bem perto.
Dia dos Pais
O levantamento ACI/Unitau mediu ainda o resultado das vendas do Dia dos Pais deste ano. Segundo os índices, 57,9% dos lojistas consideraram as vendas positivas, com o comércio registrando um tíquete médio de R$ 50 a R$ 150 (50% das vendas), com a maioria dos consumidores comprando apenas um presente (52,6%). Como forma de pagamento, 50% dos consumidores pagaram à vista, com 40,8% optando pelo cartão de crédito parcelado.