IV Congresso de Educação Invoz inova ao trazer jovens empreendedores de empresas digitais para debaterem com professores e alunos os desafios para formar as novas gerações de profissionais que vão trabalhar num mercado intensivo em tecnologia
O universo das startups também será contemplado no IV Congresso de Educação INVOZ, com o tema “Educação em Debate: Inspirações e Provocações”, a ser realizado no dia 30 de agosto, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP). As startups estão em evidência e o Congresso quer estimular a reflexão sobre como esse modelo de negócio promove transformações no mercado de trabalho e exige cada vez mais o desenvolvimento do pensamento lógico, da criatividade e do senso crítico pelos estudantes. E também como desenvolver nos alunos uma cultura empreendedora.
Participam desse debate os jovens empreendedores digitais Rui Arle (Napp Solutions), Thiago Scaff (Xperience), Rodrigo Dib (Galena) e Micaele Cavalcante Gomes (Driven Education).
Inicialmente, vale lembrar que startups são empresas que fazem uso intensivo do conhecimento para criar soluções e produtos tecnológicos que causem impacto na vida de mais pessoas, ganhando escala e gerando valor rapidamente.
Rui Arle, por exemplo, irá abordar como a Napp Solutions, startup do interior de São Paulo, se aproximou de escolas, universidades e do poder público para formar programadores e suprir a falta de pessoas qualificadas para a função. A empresa precisou tomar tal iniciativa para continuar crescendo. Com 300 funcionários, o negócio da Napp Solutions é digitalizar lojas físicas, dando visibilidade online a seus produtos e conectando pequenos comerciantes às grandes corporações.
“O investimento em educação em programação e metodologias de criação de startups poderá impactar diversas áreas, como: suprir a falta de mão de obra, gerar mais empresas do segmento, desenvolver regiões pelo interior do país, aumentar a arrecadação e a renda per capita de municípios”, esclareceu Rui Arle.
Já Thiago Scaff irá falar sobre os impactos das startups para o mundo da educação. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de educação, ele atua em empresas como: Pearson Education, Abril Educação e Elsevier. Nos últimos 3 anos, se dedica a edtech especializada em Realidade Aumentada para a educação.
“No congresso queremos ampliar a mentalidade do jovem, abordar o empreendedorismo. Mostrar como funciona este mundo das startups que está definindo profissões e mercado de trabalho”, pontuou Scaff.
Rodrigo Dib é cofundador da Galena, tem mais de 20 anos de experiência na construção de projetos voltados a criar oportunidades para que talentos ingressem no mercado de trabalho. Foi CEO/Diretor Executivo do Instituto PROA, onde foi o responsável pela revolução cultural, digital e o crescimento exponencial da organização e executivo por mais de 12 anos do Grupo Ayrton Senna. No congresso, a conversa será sobre empregabilidade e inovação.
Startup também é interesse do universo feminino, Micaele Cavalcante Gomes, da Driven Education, e fundadora do Instituto Sciety Lab, voltado para olimpíadas e competições científicas nacionais e internacionais. Ela estudou em escolas públicas, ganhou uma bolsa integral em escolar particular após descobrir um asteroide não catalogado. No congresso, trará para o debate como a ciência e a tecnologia podem ser revolucionárias na educação e trazer oportunidades para os jovens.
Últimos dias para as Inscrições gratuitas para o Congresso
Neste ano, o IV Congresso de Educação, cujo tema será “Educação em Debate: Inspirações e Provocações”, terá formato híbrido, com inscrições abertas para participação presencial (oitocentas vagas) e online (quatro mil), que devem ser feitas acessando: https://invoz.org/congresso/
Serviço:
Dia: 30 de agosto
Horário: 08h30 às 18h
Local: Auditório do Parque Tecnológico
Inscrição – acesse: https://invoz.org/congresso/
Ingresso solidário (doação de um quilo de arroz, feijão ou açúcar)
Informações: (12) 98148 -1440 Whatsapp ou pelo email: congresso@invoz.org