Escritora ítalo-brasileira promove mudanças nos hábitos alimentares de crianças com livro ambientado na Europa

Em “Luke, o macaco atleta”, protagonista percorre países do Velho Continente para combater a obesidade infantil, tendo a Itália como parte do roteiro

 

 

Isa Colli segurando o livro Luke o macaco Atleta

A cena do simpático macaco conversando com seu amigo lobo sobre os benefícios de uma vida saudável, tendo o famoso Coliseu ao fundo, não deixa dúvidas de que a dupla está em Roma. A cidade italiana é um dos pontos de parada de “Luke, o macaco atleta” em sua saga contra a obesidade infantil nos países europeus. A escolha não é por acaso. A autora do livro, Isa Colli, é ítalo-brasileira e fez questão de incluir na história a sua segunda casa.

Adotado por escolas no Brasil, na Itália e outros países europeus, o título infantil está ajudando a mudar os hábitos da garotada. Os pequenos se inspiram no macaco que mantém uma alimentação saudável e pratica atividades físicas diariamente. Preocupado com a obesidade, um dos principais problemas de saúde da atualidade, ele decide convencer as pessoas e os animais a seguir seu estilo de vida. De maneira lúdica, a história mostra que as comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar muitas doenças, como colesterol alto e diabetes.

“As crianças são influenciadas positivamente pelo exemplo do macaco atleta. Fico feliz de estar multiplicando ações positivas. Todos sabemos que uma criança bem nutrida corre menos risco de ficar obesa e, além disso, terá um melhor rendimento escolar”, afirmou Isa.

Pouco antes da pandemia, o livro Luke ganhou destaque em um evento do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro, como exemplo de prática pedagógica bem sucedida.

Conexão Brasil-Bélgica-Itália

Atualmente, Isa Colli passa parte do ano na Bélgica, onde mora com o marido José, e parte no Brasil, onde fica a sede de sua editora, a Colli Books. A Itália também está na rota da escritora. No segundo semestre, ela cumprirá uma agenda de compromissos no país. E em março de 2023, irá carimbar mais uma participação na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, principal feira mundial do gênero.

Desde 2011, a autora já lançou quase 40 títulos infantojuvenis, um romance e um livro de poesias. E este ano, já está com vários livros no forno. Um deles conta as aventuras e aprendizados do macaco Luke durante visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Também da coleção, Luke e suas andanças pelo Brasil, lançado em 2020, mostra as riquezas e valores nutricionais dos alimentos regionais brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *