Case sobre criação da entidade e realização do Festival Destination Gastronomia foi apresentado em painel ao lado do Rio, Curitiba, Florianópolis e Joinville
Inovador em seu modelo, rápido e eficaz em sua constituição, além de ser capaz de obter resultados em pouco tempo de existência, o Destination São José dos Campos foi um dos destaques da 6a. edição do UneCongresso, realizado pela Unidestinos de 12 a 13 de maio, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo reunir os principais destinos brasileiros, promover troca de experiências, networking e boas práticas entre gestores especialistas em marketing do setor.
O tema do congresso foi “Unir para Reconectar”, escolhido pela União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos para estimular a união como um valor vital em um mundo pós-pandêmico.
A criação do Destination SJC e o projeto do Festival Destination Gastronomia, realizado no início de abril, no Parque Vicentina Aranha, foram apresentados no painel “Conexão Une – Unir para Conectar”, no segundo dia do evento, ao lado de experiências também consideradas relevantes ou inovadoras de cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Camboriú, Joinville e Florianópolis.
Para Rose Dantas, gestora de Negócios do Destination SJC, presente ao congresso, os cases de criação da entidade e da realização do Festival de Gastronomia foram escolhidos para o painel como exemplos de empreendedorismo e de inovação na gestão e promoção de destinos.
“A presença do Destination São José dos Campos no congresso do Rio foi muito importante, primeiro por ele estar integrado à rede nacional de entidades de destinos e ter a oportunidade de aprender com os cases e experiências mais importantes do país. E também por poder compartilhar o que já fizemos em tão pouco tempo e o nosso modelo inovador DMMO (Destination Marketing Management Organization)”, disse.
Segundo ela, o Destination SJC chamou a atenção no 6o. UneCongresso graças ao seu modelo inovador, à rapidez de implantação, à construção conjunta entre iniciativa privada e poder público, à formação de um grupo multissetorial e de muita credibilidade na diretoria, além da realização do Festival Destination Gastronomia –que posicionou a instituição, garantiu visibilidade a ela e atraiu novos associados.
Entidade sem fins lucrativos, o Destination SJC tem como foco trabalhar pelo desenvolvimento da organização, apresentação e promoção da cidade como um “produto”, criando e promovendo também grandes projetos, com o objetivo de ativar a cadeia de negócios envolvida com o setor. Criado em 2021 por 10 empresários de segmentações ligadas à hospitalidade e entretenimento, o grupo tem atualmente cerca de 40 integrantes.
Gastronomia
Primeiro evento apoiado e promovido pela entidade, o Destination Gastronomia aconteceu de 1o. a 3 de abril, no Vicentina Aranha. E foi um sucesso: atingiu 17 mil pessoas e reuniu cerca de 20 das principais operações de gastronomia da cidade. Cada estabelecimento elegeu pratos ou bebidas carros-chefes dos seus menus e os visitantes puderam conhecer mais dos sabores que São José tem a oferecer. Além de boa gastronomia, o público teve uma programação recheada de atrações, como aulas-show da chef Bel Coelho, do Cuia Café (SP), da food designer Marina Bacci e do bartender Rogério Córdoba. E ainda pode conhecer delícias artesanais na feira de produtores de São Francisco Xavier.
Vale anotar na agenda: a segunda edição do festival já tem data e está prevista para os dias 7, 8 e 9 de outubro. Não dá para perder.