Serra Gaúcha pode registrar nova queda de neve durante o mês de agosto

A maior queda de neve dos últimos 23 anos aconteceu durante o mês de agosto e o fenômeno pode se repetir

 

 

 

 

Para quem deseja ver neve caindo de perto sem sair do Brasil, visitar a região da Serra Gaúcha durante o mês de agosto pode ser a melhor oportunidade. Com nova frente fria prevista para este mês, cidades como Gramado, Canela, Vacaria e muitas outras do Rio Grande do Sul podem registrar novamente o fenômeno da neve, como ocorreu em julho deste ano.

 

Conforme levantamento da Somar Meteorologia, baseado nas estações convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de 2002 até agora foram 100 ocorrências no Estado, sendo a maior quantidade no mês de agosto. Em 2013, entre a noite de 26 de agosto e a manhã do dia seguinte, os flocos caíram por 30 municípios. Segundo os dados, apenas 2014 não registrou o fenômeno – todos os demais anos tiveram ao menos uma ocorrência.

 

Por conta do avanço das massas de ar frio, agosto vai ser mais frio do que o normal em toda a região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, metade do Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e parte do Amazonas. Como o ar frio vai predominar, este mês vai ter aquela sensação de que o frio não passa. Até o momento, não há previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que as de julho, mas o frio vai ser mais duradouro. Entre o norte mineiro e grande parte do Nordeste, temperaturas acima da média.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *